30 milhões de cães e gatos vivem nas ruas; CRMV-PB alerta que abandono de animais é crime - André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

30 milhões de cães e gatos vivem nas ruas; CRMV-PB alerta que abandono de animais é crime

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de rua no Brasil, sujeitos a maus-tratos, falta de alimento e abrigo. Todo final de ano os registros de abandono de animais aumentam. Acredita-se que um dos principais motivos seja a saída de férias das famílias.

Neste ‘Dezembro Verde’, mês de conscientização sobre o abandono de animais, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PB) alerta sobre a adoção responsável e lembra que o abandono de animais é crime e pode levar a cadeia.

O presidente do CRMV-PB, José Cecílio, destaca que antes de adotar um animal o futuro tutor deve estar ciente de que o pet precisará de cuidados constantes e, uma vez adotado, passará a ser de sua responsabilidade até o fim da vida. “Antes de adotar é necessário pensar em todas as possibilidades e nos fazermos perguntas tais como: se temos condições financeiras, espaço físico para receber o animal e principalmente disposição e amor para dar”, destacou.

José Cecílio reforça que antes de decidir adotar é preciso estimular a consciência de que ter um animal de companhia requer planejamento e, acima de tudo, o exercício da guarda responsável. Ele lembra que o abandono gera não só o sofrimento do animal, como também acidentes em ruas e rodovias e a disseminação de zoonoses (doenças transmitidas de animais para seres humanos), gerando impactos, inclusive,na saúde humana.

Dezembro Verde

Pelo crescimento de abandono de animais, dezembro se tornou o mês de conscientização contra essa prática que é crime. Na Paraíba, o Dezembro Verde foi instituído pela lei 11.624/2019 e visa conscientizar a população sobre maus-tratos contra animais.

Legislação

Abandono de animais é crime, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Já a Lei Federal 14.064/20 aumentou a pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SPPM) encerra 2025 com 315 atendimentos, através do Centro de Referência da Mulher...

Cotidiano

O religioso Frei Gilson se apresenta neste sábado (27), no Busto de Tamandaré, no projeto Celebra João Pessoa, dentro da programação de final de...

Cotidiano

Representantes de 150 empresas, entidades de classe e trabalhadores ligados à construção civil participaram, na manhã desta quarta-feira (24), de uma reunião no Ministério...

Cotidiano

O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) divulgou, nesta segunda (22), uma nota pública de repúdio a um caso de maus-tratos envolvendo...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.