Um levantamento feito pelo Ibope Inteligência e Carrefour Brasil apontou que 92% dos brasileiros já presenciaram maus-tratos a animais. Neste ‘Abril Laranja’, mês de prevenção contra a crueldade animal, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) lamenta a falta de atenção política à causa no país.
Em 2020, Pedro destinou R$1,5 milhão para compra de castramóvel em cinco municípios paraibanos – João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cajazeiras e Cabedelo. Já neste ano, Pedro se reuniu com o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, para discutir a criação do curso de Medicina Veterinária na instituição, além de um hospital público para o atendimento dos animais.
“Não há proteção ou garantia de qualquer cuidado ou proteção por parte do poder público para a causa animal. Precisamos nos mover nesse sentido e buscar a criação de políticas públicas, conscientização da população, estrutura para abrigar os animais de rua, apoiar as ONGs que fazem um trabalho fantástico e carecem de recursos”, pontuou.
No último mês de março, um idoso foi preso na Paraíba após atirar em um cachorro. O deputado comemorou o desfecho do caso e destacou que há poucas ocorrências onde o autor do crime responde pela ação. “Apesar da demora em alcançar um mínimo de justiça, vibro com as conquistas da causa animal. Talvez esse atraso seja porque eles não têm voz para lutar politicamente por si mesmos. Daí a importância de levantarmos a nossa voz”, considerou.
Pesquisa
Ainda conforme a pesquisa, que entrevistou 2 mil pessoas, apesar de 92% delas terem presenciado alguma situação de maus-tratos, como animais passando fome ou sendo agredido, apenas 31% doaram alimentos e 17% realizou uma denúncia sobre o caso.