Pescadores terão prazo maior para recadastramento do Seguro Defeso e regularização junto ao INSS - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Pescadores terão prazo maior para recadastramento do Seguro Defeso e regularização junto ao INSS

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) conseguiu, em Brasília, solução para dois temas importantes no dia a dia dos pescadores paraibanos. Na Secretaria de Aquicultura e Pesca do do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assegurou a prorrogação dos prazos para o recadastramento que garante direitos, entre eles o Seguro Defeso. Já no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garantiu a criação de uma força-tarefa para regularizar a situação de pescadores e pescadoras artesanais.

No encontro com o secretário adjunto de Aquicultura e Pesca, Jairo Gund, e com a Diretora de Registro e Monitoramento da Aquicultura e Pesca, Natali Piccolli, solicitou mais prazo para que os pescadores possam realizar o recadastramento que acontece até setembro. O recadastro por meio do Sistema Informatizado de Registro da Atividade Pesqueira (SisRGP 4.0) é obrigatório e, caso não seja realizado dentro do período estipulado, resultará no cancelamento da licença do pescador.

“Estamos na luta para que os pescadores não percam o que é de direito ao ficar de fora do recadastramento e do benefício do Seguro Defeso. Estaremos acompanhando de perto todo esse processo e procurando o Ministério da Pesca sempre que precisar”, destacou o deputado.

Jutay também discutiu na reunião a implantação de programas e projetos para valorizar o pescador artesanal paraibano. “Esses trabalhadores estão passando por algumas dificuldades e precisam de uma atenção especial. Muito em breve, teremos ótimas notícias para os nossos pescadores artesanais”, afirmou.

Recadastramento

O processo de recadastramento tem por objetivo promover a regularização dos pescadores, mediante aperfeiçoamento das normativas, padronização dos fluxos processuais e aprimoramento do sistema. Com o SisRGP 4.0, os pescadores poderão realizar o cadastro ou atualizar a situação profissional de forma on-line, além de dar início à regularização dos que estão exercendo a atividade de pesca por meio de protocolo.

INSS

Em reunião com o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, o deputado Jutay Meneses garantiu que fosse criada uma força-tarefa para regularizar a situação dos pescadores, daqueles que estão represados junto ao Instituto, em todo o estado da Paraíba. “Junto nós venceremos todas as batalhas. Nosso mandato estará sempre à disposição para contribuir com todos os paraibanos”, disse o parlamentar.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − oito =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de Guarabira entregou, nesta sexta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Ascendino Antônio da Silva, localizado no bairro Dona...

Política

A participação ativa do prefeito Cícero Lucena em diversas edições das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs) tem contribuído para consolidar João...

Política

No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro, o município de Cuité, no Curimataú paraibano, comemora os avanços obtidos na educação...

Política

A primeira-dama de Sapé e secretária municipal de Assistência Social, Denise Ribeiro, foi uma das personalidades homenageadas na noite desta quinta-feira (13) durante a...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.