Interiorização de políticas de juventude, programas de qualificação profissional e elaboração Plano Estadual Decenal de Políticas Públicas para a Juventude foram algumas das ações executadas pela secretária Executiva de Juventudes da Paraíba, Rafaela Camaraense, à frente da pasta. Ela deixa o cargo nesta sexta-feira (18) e entrega uma Secretaria reestruturada, investimentos da ordem de R$ 2 milhões para ações e projetos e o resgate do diálogo com grupos de jovens do estado e com entidades como o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
Como forma de resgatar o protagonismo da Secretaria, Rafaela decidiu interiorizar as ações para chegar a todos os jovens paraibanos. Sendo natural da cidade de Cuité, no interior da Paraíba, a secretária viu a necessidade de estender as ações para outros municípios, fora da rota da região metropolitana de João Pessoa e Campina Grande. Uma das primeiras ações foi a realização de uma caravana pelas cidades divulgando, dialogando e construindo projetos com jovens e gestores nas diversas regiões do estado.
Para garantir abertura e oportunidades no mercado de trabalho, a Secretaria de Juventude oportunizou, através de parcerias com o Instituto Rede Mulher Empreendedora, o Conselho Nacional de Juventude, a Agência Besouro de Fomento Social, a Fundação Roberto Marinho e a Organização dos Estados Ibero-Americanos, qualificação profissional para os jovens paraibanos. Os cursos oferecidos são na área de empreendedorismo, gestão e economia criativa.
Ainda na área de qualificação profissional, também foi criado o Programa Qualifica Juventudes, através da oferta de cursos do Senar e Sebrae, contemplando as necessidades de cada município. A demanda das capacitações que serão oferecidos ao longo de 2022 foi apresentada pelos próprios gestores. O Projeto é financiado pelo Fundo Estadual de Erradicação da Pobreza (Funcep) e tem o orçamento de R$ 800 mil.
Na gestão de Rafaela, também foi elaborado o Plano Estadual Decenal de Políticas Públicas para a Juventude da Paraíba (2022-2032). O Plano foi construído em parceria com Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE), representante da Cáritas da Alemanha no Brasil e com os jovens de todo o estado. Ele será instituído por meio de Lei e terá a duração de 10 anos (2022-2032). O objetivo é orientar as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e pela Sociedade, voltadas aos jovens paraibanos com idade entre 15 e 29 anos, conforme estabelece o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013).
Outras ações
Na Secretaria, Rafaela Camaraense garantiu a estruturação do Fórum de Gestores Municipais de Juventude, com a efetivação de importantes instrumentos das políticas para o publico jovem. Também foi criada pela Secretaria o Agosto das Juventudes, que foi inserido no calendário de eventos da Paraíba e sugere que os Três Poderes realizem ações durante o mês de agosto, voltadas à juventude, não apenas o Executivo.
A Secretaria realizou ainda o Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude, primeiro encontro para reunir jovens e gestores para trocas de experiências sobre as políticas de Juventude na Paraíba, uma antiga demanda. O evento, realizado em 2021, contou com mais de 300 pessoas e foi marcado pelo lançamento de programas voltados para os jovens. Contou com as presenças do governador João Azevêdo, do presidente do Conselho Nacional de Juventude, prefeitos, secretários, vereadores, membros do judiciário, além das mais diversas entidades e representações juvenis.
Entre as ações desenvolvidas estão também o lançamento Oficial do Parlamento Jovem da Paraíba em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba; a criação do Prêmio Neto Borges de Juventude e do Dia Estadual de Enfrentamento às Violências contra a Juventude; a realização do Webinar Juventudes, Diversidade e Saúde Mental; realização do Concurso “Fotografia Resiliência” na Pandemia; a realização do Festival Hip-Hop Grita; realização de audiências com as Juventudes em todos os Territórios do Estado; criação e realização da Pesquisa Agosto das Juventudes e a Juventudes e a Pandemia do Coronavírus; parceria na criação do Fórum de Gestores de Juventude do Consórcio Nordeste; além da nomeação da Paraíba para as Câmaras Temáticas de Enfrentamento às Violências, Saúde Mental e Comunicação no Fórum de Gestores de Juventude do Nordeste.
