A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) saiu em defesa da Banda, nesta quarta-feira (27), do projeto de Lei que torna a Banda Jesus, Maria e José, do município de Uiraúna, como Patrimônios Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba. A deputada votou contra o veto do Governo do Estado que retirou um artigo da matéria. Apesar disso, o projeto de autoria de deputada Estela Bezerra (PT) se transforma em Lei.
A Banda de Música de Uiraúna, Banda Jesus, Maria e José foi fundada em janeiro do ano de 1914, pelo Padre Costa, tendo a colaboração dos filhos e amigos da terra, onde se destacaram dois enfrentantes: Marcelino Vieira da Costa e o grande músico uiraunense Zequinha Correia que na época saíram em comissão por toda vila, angariando fundos para a compra de instrumentos musicais.
O primeiro maestro filho de Uiraúna foi Neco Manuelzinho que tocava clarinete e tinha como contra-mestre Zequinha Correia, a partir daí todos os maestros que dirigiram a nossa banda foram filhos de Uiraúna.
Com sua fama crescente, é convidada frequentemente para tocar na festa da padroeira, bailes, carnavais e tocatas diversas. Em 1962 participou de um concurso que teve a final em Campina Grande. Nesse evento promovido pela Argos Industrial de São Paulo, obtendo a segunda colocação. Em 1973, conseguiu o segundo lugar na Paraíba, promovida por Gran-Pires e PBTUR realizado no Cabo Branco, na capital do estado. Em 1980, obteve o primeiro lugar no festival de bandas do interior, realizada na cidade de Sousa.
A Banda Jesus, Maria e José é alvo de diversos estudos acadêmicos na UFCG acerca de sua contribuição histórica para a formação de músicos na cidade de Uiraúna, bem como sua importância para a sociedade uiraunense, já que hoje a cidade é conhecida como “Terra dos Músicos”. Pelas razões aqui expostas, solicito o apoio de meus pares para a aprovação dessa legislação.