No Curimataú, consórcio intermunicipal é alternativa para cidades ofertarem consultas médicas - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

No Curimataú, consórcio intermunicipal é alternativa para cidades ofertarem consultas médicas

Na região do Curimataú, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú Paraibano (CIMSC) busca unir as cidades para ofertar especialidades médicas e exames à população.  A junção é uma alternativa logística e economicamente viável para as administrações públicas, principalmente de pequenas cidades, que fortalecem a saúde municipal de maneira coletiva.

O município de Soledade integra o grupo desde 2020 e, desde então, passou a ter na saúde municipal, em parceria com o consórcio, as seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia. Antes de fazer parte do projeto, a maior parte das consultas não era oferecida de forma fixa.

Entre os exames ofertados estão, colonoscopia, colposcopia, ECG, ecocardiograma, endoscopia digestiva, glaucoma, mamografia e ultrassonografias. Também fazem parte do Consórcio os municípios de São Vicente, Cuité, Picuí, Nova Floresta e outros, sendo 11 no total.

A parceria com os municípios acontece também para a implantação dos polos de atendimento. No espaço em Soledade, pacientes de Cubati e São Vicente são atendidos. Os polos de Cuité e Picuí também são utilizados pela população de outros municípios, incluindo de Soledade.

A secretária de Saúde, Larissa Moura Ramos, explica que o Consórcio é também uma maneira dos gestores discutirem problemas comuns da saúde, encontrarem soluções conjuntas e estabelecerem parcerias para a oferta dos serviços.  “É um desafio estruturar a rede de saúde de uma pequena cidade e o Consórcio é muito eficiente para aprimorar a saúde pública de uma cidade. Com essa associação, nossa população e de outros municípios têm sido muito beneficiada”, pontuou.

Saúde em Soledade

A Prefeitura tem reformado o Hospital da cidade. O centro cirúrgico e a área de observação pós-cirúrgica, a recepção e a área de triagem estão sendo modificadas. Recentemente, o prefeito Geraldo Moura Ramos também anunciou a construção de uma nova unidade de saúde. O investimento será de R$ 2,5 milhões e a previsão é que a construção aconteça em 2023.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − seis =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de Guarabira entregou, nesta sexta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Ascendino Antônio da Silva, localizado no bairro Dona...

Política

A participação ativa do prefeito Cícero Lucena em diversas edições das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs) tem contribuído para consolidar João...

Política

No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro, o município de Cuité, no Curimataú paraibano, comemora os avanços obtidos na educação...

Política

A primeira-dama de Sapé e secretária municipal de Assistência Social, Denise Ribeiro, foi uma das personalidades homenageadas na noite desta quinta-feira (13) durante a...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.