Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de Lei 2172/22, de autoria da deputada federal Edna Henrique, que institui o Dia Nacional do Jiu Jitsu, a ser celebrado anualmente no dia 14 de setembro.
proposição pretende instituir o Dia Nacional do Jiu Jitsu, a ser celebrado anualmente no dia 14 de setembro, com o propósito de reconhecer, fomentar e divulgar esta modalidade desportiva, promover as potencialidades desse esporte no enfrentamento das questões de exclusão e vulnerabilidade social e também de evidenciar as dificuldades e os desafios que devem ser superados para o aperfeiçoamento das condições de segurança em sua prática e profissionalização.
O esporte, de origem japonesa, é uma das modalidades esportivas que mais crescem e ganham adeptos no mundo. Desde o início do século XX, o jiu jitsu foi desenvolvido pela família Gracie, tornando-se uma das formas mais difundidas e praticadas no mundo, especialmente após as primeiras edições dos torneios de Vale Tudo e Artes marciais mistas (MMA), em meados da década de 1990.
