Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação 2019, a última realizada, mostra que a taxa de analfabetismo entre idosos da região Nordeste é de 37,20%, sendo três vezes maior se comparada à faixa etária jovem. O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que mais de 11 milhões de brasileiros são analfabetos. Desses, mais da metade são pessoas com 60 anos ou mais, correspondendo a uma média de seis milhões de idosos que não sabem ler e nem escrever.
Nesta segunda-feira (14), Dia Nacional da Alfabetização, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) destacou o trabalho realizado pela Igreja Universal, através para minimizar esses números. O projeto Ler e Escrever é uma iniciativa do Calebe Universal, um grupo voltado para as pessoas da melhor idade e reúne voluntários de todo Brasil
O deputado explicou que a Universal, além do intenso trabalho evangelístico que vem fazendo há 45 anos, realiza também projetos de cunho social e cultural no Brasil e em outros países em que está presente. Um desses projetos, de grande atuação, é o Ler e Escrever, que todos os anos forma milhares de jovens e adultos, combatendo o analfabetismo e oferecendo capacitação para inserção no mercado de trabalho.
Conforme Jutay, o projeto foi desenvolvido com o intuito de alfabetizar e ajudar idosos e adultos que têm dificuldade na leitura e escrita. Com ajuda de um professor voluntário as aulas são semanais e gratuitas em todo o Brasil. As aulas incentivam a interação social, onde podem aprender uns com os outros. Para participar, basta procurar uma Igreja Universal e se informar sobre os dias e horários em cada cidade do país.
“É essencial esse trabalho, pois muitos idosos têm vergonha de não saber ler e escrever, mas também, muitas vezes, sentem que já passaram da idade de aprender. A iniciativa ajuda essa parcela da população a entender que o conhecimento é constante e que eles podem se alfabetizar mesmo após os 60 anos de idade. A educação é fundamental não importando a idade que estamos”, destacou o deputado.
Calebe
O grupo Calebe reúne voluntários de todo Brasil, que realizam o trabalho social e espiritual. Recebe o nome do personagem bíblico Calebe, um dos espias, que fez a diferença, pois além de demonstrar confiança em Deus, também continuou com a mesma jovialidade e força de espírito, mesmo já em uma idade avançada. O grupo foi criado em 2011, na Inglaterra, com o intuito de amparar os da melhor idade e promover cuidados mais específicos.
Dados
A taxa de analfabetismo entre idosos da região Nordeste é de 37,20% e no Norte é de 25,50%, em comparação a 10% das regiões Sul e Sudeste. Os números mostram a realidade de um país desigual, onde o Norte e Nordeste possuem maior dificuldade no acesso à educação em relação às outras regiões.