O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 207.642,00, dentro do Orçamento do Estado de 2023, para compra e distribuição de alevinos na Paraíba. A emenda será destinada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.
“A distribuição de alevinos, além de promover o equilíbrio nos açudes, também gera renda para pescadores, sendo uma importante fonte de alimento para as comunidades. O poder público deve ter papel protagonista, assumindo a condição de promover o retorno das culturas dizimadas pela seca. Vale salientar o baixo custo objetivo da unidade de alevino e o alto retorno do investimento, capaz de garantir importante fonte de proteína às famílias”, justificou o deputado.
Jutay tem entre suas bandeiras de atuação, a defesa da pesca e é reconhecido por trabalhar diretamente com os pescadores, abraçando e assumindo as lutas da categoria. Destaca-se no seu trabalho a Lei 12.144/21 instituída na Paraíba que cria a Semana Estadual do Pescador Artesanal, reconhecendo o caráter essencial da atividade. A pesca artesanal é responsável por metade do pescado consumido pela população humana e a atividade emprega 25 vezes mais trabalhadores do que a pesca industrial.
Jutay também sugeriu que na Paraíba fosse criado um programa de microcrédito com linha exclusiva para pescadores artesanais e agricultores familiares. “Esse é um programa interessante e o que é bom a gente deve buscar utilizar como exemplo, sobretudo, quando traz desenvolvimento. Creio que a Paraíba tem muita a ganhar implantando esse microcrédito e contribuindo com a pesca e agricultura paraibana”, destacou.
O parlamentar também defendeu, na Assembleia Legislativa, a garantia de subsídio para a compra de combustível para as embarcações de pescadores.