Desembargador João Benedito toma posse como presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Desembargador João Benedito toma posse como presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba

Quase 14 anos após tomar posse no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o desembargador João Benedito da Silva tomou posse nesta quarta-feira (1º) como presidente da Corte para o biênio 2023/2024. “Sozinho, nada conseguiria. Prometo a vocês que continuarei, sempre, a ser João Benedito”, disse o magistrado na ocasião, em 2009, e tendo a simplicidade como característica peculiar, repete hoje: “Sozinho, nada conseguiria. Ainda sou e serei sempre o mesmo João Benedito”.

Com seu jeito discreto, mas observador, atento aos movimentos da sociedade e, sobretudo, às demandas por Justiça, o magistrado mantém seu propósito de somar, estar sempre disposto a ouvir, e a julgar conforme a sua consciência jurídica. Assim como em 2009, quando foi escolhido por merecimento para integrar a Corte do Poder Judiciário estadual, o desembargador está consciente da grande responsabilidade que o cargo impõe.

“Sempre procurei julgar com equilíbrio, prudência e serenidade, de forma que a solução encontrada ao final traduza o espírito de justiça ditado por minha consciência jurídica. Da mesma forma pretendo conduzir a gestão que se inicia, com equilíbrio, prudência e serenidade para tomar as decisões necessárias de modo que ao fim do dia meu espírito esteja em paz e possa dormir com a certeza de quem fez a coisa certa”, declarou o desembargador. A solenidade de posse será no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa.

A nova Mesa Diretora do TJPB é formada também pelos desembargadores: Marcos William de Oliveira (vice-presidente), Carlos Martins Beltrão Filho (corregedor-geral), Ricardo Vital (diretor da Esma) e Joás de Brito Pereira Filho (ouvidor).

Biografia

Natural de Aliança-PE, João Benedito da Silva ingressou na magistratura em  agosto de 1984, designado para a unidade judiciária de São José de Piranhas. Atuou, ainda, antes de vir para a comarca de João Pessoa, em Queimadas, Princesa Isabel e Campina Grande. Por diversas vezes substituiu, no Tribunal Pleno, os desembargadores Plínio Leite Fontes, Antônio de Pádua Lima Montenegro, Genésio Gomes Pereira Filho, Francisco Seráphico da Nóbrega Neto e Saulo Henriques de Sá e Benevides.

O magistrado foi convocado, também, para integrar a Segunda e Quarta Câmaras Cíveis, órgão fracionários do Tribunal. Ele ainda integrou, a Comissão Dirigente do 50º Concurso de Juiz Substituto do Estado. Em 2007, foi eleito para a vaga de Membro Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O desembargador é casado com a defensora pública do Estado Maria da Glória Oliveira e tem três filhos: João Gustavo, Maria Gabriela e Antônio Manoel.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + três =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Paraíba poderá implementar uma política estadual para ampliar a Rede de Bancos ou Centros de Coleta de Sangue, Leite Materno e Postos de...

Política

O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (4), da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, ocasião em que prestou contas das ações do governo,...

Política

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, participou, nesta terça-feira (4), do retorno às atividades parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Na ocasião,...

Política

O prefeito Ednaldo de Melo (Garrancho) confirmou no final da tarde desta terça-feira (4) que assinará na próxima sexta-feira (7) os Pacto pela Educação...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.