A Prefeitura de Princesa Isabel doará terreno de um hectare para a construção de um Centro do Hospital Napoleão Laureano no município. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Pereira (PSB) durante as comemorações de 61 anos da Fundação Napoleão Laureano, referência no combate e tratamento do câncer na Paraíba.
Segundo Ricardo Pereira, já existe um compromisso de parceria do deputado federal Hugo Motta (Republicanos) para construção do Ambulatório e também do médico princesense, Ítalo Kumamoto. “Estamos trabalhando para trazer para Princesa o Napoleão Laureano e até março teremos novidades. A ideia é garantir esse espaço de saúde que atenda toda a Serra do Teixeira e o Vale do Piancó”, explicou.
A direção do Napoleão Laureano já trabalha com a possibilidade de instalações de ambulatórios no Sertão paraibano para beneficiar a população da região. Os ambulatórios devem ser instalados em Cajazeiras, Sousa e em Princesa Isabel.
Início
A sua história se remonta à intervenção do seu idealizador Dr. Napoleão Rodrigues Laureano quando em 17 de março de 1951, na sede do jornal “Diário Carioca”, no Rio de Janeiro, realizou-se uma Mesa Redonda solicitada por ele próprio, oportunidade em que expressou o desejo de que fosse feita uma grande campanha, em âmbito nacional, de luta contra o câncer no Brasil. Desta semente plantada surge posteriormente a realização do seu desejo, ele portador de câncer e consciente como médico da imperiosa necessidade de criar condições para a luta pelo tratamento de cura ou para minimizar as agruras da doença, muitas vezes inglória para muitos, como o foi para ele próprio.
Desta iniciativa nasce o Hospital Napoleão Laureano de João Pessoa, inaugurado em 24 de fevereiro de 1962, tendo como presidente da Fundação Napoleão Laureano, entidade mantenedora do hospital, o deputado Federal Janduhy Carneiro e o primeiro Diretor Geral o guerreiro e incansável, Dr. Antônio Carneiro Arnaud.