O Governo do Estado da Paraíba decretou Situação de Emergência em seis municípios da região polarizada por Princesa Isabel, no Sertão, por conta da estiagem. Além de Princesa, contam na lista Juru, Manaíra, São José de Princesa, Tavares e Imaculada. Ao todo foram incluídos 140 municípios.
De acordo com o Governo, a população de menor poder aquisitivo tem o padrão de sobrevivência ainda mais afetado em função da carência de água, demandando do Poder Público o restabelecimento da normalidade nas regiões afetadas.
A situação de anormalidade é válida apenas para as áreas dos municípios, comprovadamente afetados pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelo formulário de Informação de desastre (FIDE), e pelo croqui das áreas afetadas, por município que será apresentado oportunamente pelo Governo do Estado.
Com a Situação de Emergência, fica o Poder Executivo Estadual autorizado a abrir Crédito Extraordinário para fazer face à situação existente. Fica ainda autorizada a convocação de voluntários para reforço das ações de respostas ao desastre natural vivida no estado.