Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (4), por unanimidade, o Projeto de Indicação 534/2020, de autoria da deputada Doutora Paula (Progressistas), em que sugere ao Governo do Estado a implantação de um Programa de Auxílio Emergencial, pelo Cartão Alimentação, voltado às mulheres donas de casa.
“Ante as intermináveis queixas recebidas sobre todos os aspectos relatados por parte de mães donas de casa, que vivem o drama do desemprego dos maridos ou filhos, o que afetou o sustento da casa, estamos propondo ao governador João Azevêdo, a criação desse auxílio às mulheres donas de casa”, defendeu a deputada, agradecendo aos colegas a aprovação da matéria.
De acordo com Doutora Paula, são notórias e inúmeras as consequências dos efeitos gerados pela pandemia da Covid-19 provocado pelo coronavírus. “São inúmeros os problemas econômicos e financeiros causados pelo desemprego, assim como na educação com a paralisação das atividades educativas presenciais e a deficiência das aulas remotas; na estrutura sanitária; no descontrole emocional e psicológico das pessoas ante o estado de isolamento social demorado, atingindo o núcleo de incontáveis famílias paraibanas e brasileiras”, destacou.
Segundo a deputada, uma vez cadastradas e comprovadas a situação de vulnerabilidade social e econômica, as mulheres possam, através do referido cartão, fazer compras em comércios e fornecedores de gêneros alimentícios do Estado da Paraíba previamente cadastrados. A sugestão prevê que o programa vigore por três messes enquanto durar a pandemia e com valor monetário relativo à Cesta Básica oficial.
Também foi aprovado o Requerimento da deputada em que requer o encaminhamento de expediente ao Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas Estadual (TCE-PB) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando fiscalização rigorosa aos municípios e ao Estado da Paraíba sobre a aplicação dos recursos destinados aos programas de atendimento às crianças e adolescentes e dá outras providencias.
Luto
Durante a sessão, Doutora Paula lamentou a morte de Marcelo Holanda, ocorrido nesta segunda-feira (3). “Gostaria de mandar meu abraço para Maria, sua esposa, e para os filhos Patrícia, Marcelo Júnior e Luciano. Marcelo era aposentado do Banco do Brasil e contribuiu muito para a economia de Cajazeiras”, disse.