O deputado estadual Felipe Leitão (Avante) foi eleito nesta quarta-feira (12) como o novo 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), após a vacância do cargo declarada com a morte do deputado Genival Matias (Avante). A eleição que aconteceu durante sessão extraordinária, aberta pelo presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), foi realizada pelo sistema eletrônico de votação.
Apenas a chapa do deputado Felipe Leitão foi inscrita e se manteve para a disputa pelo cargo na Mesa Diretora. O deputado Cabo Gilberto (PSL) chegou a se inscrever, mas desistiu da disputa por ter sido escolhido para ser o novo líder da bancada de oposição na ALPB.
Ao assumir o novo cargo, o novo vice-presidente entregou o cargo de líder do G11 na Casa, que agora passa a ficar com o deputado Tião Gomes. “Quero agradecer primeiramente a Deus e ao presidente Adriano Galdino que nos convidou para que a gente pudesse assumir esse cargo que era do grande amigo Genival Matias. O meu mais sincero agradecimento a todos os meus colegas das bancadas de situação e da oposição. Procurarei honrar a confiança depositada em mim”, disse o Leitão.
De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa da Paraíba, em caso de vacância de cargo da Mesa Diretora por morte do ocupante, a escolha do substituto deverá acontecer até a quinta sessão. No caso, a eleição foi realizada na terceira sessão, após a morte do deputado Genival Matias.