Hapvida NotreDame Intermédica recebe a certificação ISQua em seu manual de Qualidade no Brasil – André Gomes
Siga nas redes sociais

Cotidiano

Hapvida NotreDame Intermédica recebe a certificação ISQua em seu manual de Qualidade no Brasil

A maior empresa de saúde da América Latina, com quase 16 milhões de beneficiários, conquistou a certificação internacional da International Society for Quality in Health Care (ISQua) em seu manual de qualidade, utilizado em seu programa de monitoramento das unidades de saúde.

“Receber esse reconhecimento é um marco muito importante não só para a empresa, mas para todo o ecossistema de saúde. Evidencia o quanto estamos alinhados às melhores práticas internacionais e isso foi validado por um órgão isento, que é referência mundial”, afirmou a diretora de Certificações e Qualidade Assistencial da Hapvida NotreDame Intermédica, Irina B. Okidoi.

A ISQua é considerada a maior autoridade do mundo em segurança do paciente e qualidade de saúde e é uma organização sem fins lucrativos. A Associação de Avaliação Externa (EEA, na sigla em inglês) avalia 66 requisitos, de seis princípios diferentes, em um processo minucioso até a obtenção do reconhecimento pleiteado. O processo durou mais de um ano e, em 30 de abril, o selo Standards, de padrões de qualidade, foi confirmado.

Desde 2019, a Hapvida NDI tem o programa próprio de monitoramento da qualidade, chamado de Qualitotal, que acompanha continuamente indicadores e os processos de 84 unidades de saúde da rede, entre hospitais, clínicas de reabilitação, remoção, SADTs (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico) e dois Núcleos Técnicos Operacionais (NTO), para verificação de protocolos e melhores práticas de segurança preconizados pelos órgãos reguladores, legislação e referências internacionais.

“Como somos grandes e verticalizados, temos que ter um programa de acompanhamento e aferição da nossa operação para verificar como a unidade na ponta está executando aquilo que temos como premissa de qualidade”, explicou Okidoi.
Na avaliação rotineira in loco, são verificados mais de 3.500 requisitos, de acordo com o perfil das unidades de saúde. A análise é 360°, além de funcionários, são ouvidos também clientes para aferição de processos como higienização das mãos, ferramentas de transição de cuidado, práticas de cirurgia segura, entre outros. Há ainda a conferência da documentação.

“O nosso manual Qualitotal é muito completo, objetivo e abrange toda a legislação obrigatória assim como os processos, inclusive com as práticas recomendadas pela OMS, para segurança e melhoria de qualidade ao paciente”, contou a diretora.
A acreditação é válida até 2028. Durante o período, a empresa é acompanhada pela ISQua sobre as ações adotadas para aprimoramento dos processos e evolução contínua. “Eles nos apresentam um conjunto de melhorias e, periodicamente, temos de dar esse direcionamento. É, de fato, a melhoria contínua do nosso manual de avaliação”, pontuou.

Qualitotal

O programa de monitoramento de qualidade contabiliza a aderência das unidades de saúde aos processos instituídos no manual da rede. O Qualitotal é contínuo e referenciado nas legislações nacionais e melhores práticas internacionais. Trabalha a segurança do paciente e a qualidade assistencial por meio de uma abordagem consultiva, o que inclui visitas diagnósticas, de acompanhamento e encerramento de ciclo, com o objetivo de otimizar processos e garantir o cumprimento de protocolos de ponta a ponta.

Após a avaliação presencial, são criados dashboards comparativos de resultado entre unidades, para analisar se houve evolução. Ao longo dos anos, foram criados dois selos: o Qualitotal (segurança) e o Qualitotal Platinum (processos de gestão, experiência do paciente e monitoramento de protocolos clínicos).

Entre os critérios de elegibilidade para o programa, estão o porte da unidade, o número de pessoas atendidas e a localização geográfica. “Queremos abranger o maior número de vidas possível”, destacou Okidoi.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 15,8 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 86 hospitais, 76 pronto atendimentos, 345 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eleven + nineteen =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Cotidiano

O mês de novembro ganha uma cor especial: o roxo, que simboliza a luta contra a prematuridade e a conscientização sobre a importância de...

Cotidiano

Como forma de arrecadar recursos, a Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes (ASPAN) realiza feirão solidário neste sábado (9) com preço...

Cotidiano

Quatro atletas que conquistaram medalhas nas Olimpíadas de Paris 2024 estarão em João Pessoa como embaixadores dos Jogos da Juventude, evento que ocorre de...

Cotidiano

Aos 86 anos, o cantor Agnaldo Rayol faleceu na madrugada desta segunda-feira (4) após sofrer uma queda em sua casa, localizada na Zona Norte...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.