Dia do Trabalhador Rural: Sapé tem história e desenvolvimento marcados pela agricultura - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Dia do Trabalhador Rural: Sapé tem história e desenvolvimento marcados pela agricultura

Ele prepara o solo, planta sementes, cuida do cultivo e realiza a colheita dos alimentos. No Dia do Trabalhador Rural, celebrado neste domingo (25), a Prefeitura de Sapé destaca a importância da atuação desses profissionais autônomos para a manutenção da cadeia de suprimentos do município. Da feira livre ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a presença do agricultor sapeense é essencial.

Sapé tem uma relação histórica com a agricultura e se desenvolveu a partir da produção agrícola. O município já abrigou engenhos e usinas de açúcar, e até hoje é conhecido pela produção de diversos alimentos, especialmente o abacaxi. Para fomentar a atividade, a Prefeitura implementa programas que apoiam homens e mulheres do campo.

Um exemplo é o programa Horas Máquina, que beneficia atualmente mais de 100 famílias. Trabalhadores de toda a zona rural contam com o projeto, que disponibiliza máquinas e equipamentos — como tratores e motoniveladoras — para a realização de serviços no solo.

Recentemente, o município passou a contar com um trator próprio.  O veículo reforça o compromisso com a agricultura familiar, fortalecendo a produtividade e reduzindo o esforço físico dos trabalhadores.

A distribuição de sementes também é uma prática frequente. Grãos de milho, feijão e acerola são entregues a pequenos produtores, fortalecendo a agricultura familiar e impulsionando a produção local. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) atua diretamente com os agricultores: a Prefeitura compra os alimentos de pequenos produtores e os distribui para famílias em situação de vulnerabilidade social — garantindo renda, estimulando a produção e combatendo a insegurança alimentar.

O prefeito Major Sidnei ressaltou a importância do agricultor para o município. “A história de Sapé é marcada profundamente pela agricultura, que hoje também faz parte da nossa cultura. É graças ao agricultor que nossa cidade continua se desenvolvendo, por isso temos esse olhar e esse cuidado em continuar valorizando seu trabalho”, afirmou.

Memorial das Ligas Camponesas – Sapé abriga o Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, um espaço dedicado à preservação da memória e da luta dos agricultores do município.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + nove =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais frequente entre mulheres quando se excluem as neoplasias de pele não melanoma. A doença...

Política

O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (3), da Sessão Solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de 2026, realizada de forma remota....

Política

Fevereiro chegou e, em todo o Brasil, milhões de trabalhadores terão, além do Carnaval, um motivo a mais para celebrar. A partir deste mês,...

Política

O governador João Azevêdo recebeu, na noite desta segunda-feira (2), na Granja Santana, os representantes dos professores, funcionários da Educação e técnicos administrativos do...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.