O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), incluiu no seu plano de governo pontos fundamentais para a melhoria da segurança pública na Capital com a valorização da Guarda Municipal. Entre as propostas estão a Criação do Plano de Valorização e Reestruturação de Carreiras da Guarda Municipal com foco da Política Municipal de Segurança Pública e a recomposição salarial e plano de aposentadoria coletiva para os Guardas Municipais (Cerca de 70 profissionais têm mais de 30 anos de serviço). As sugestões foram apresentadas a Eduardo pela pré-candidata a vereadora, Carol Brito, e pelo Guarda Municipal, Guilherme Galdino.
Ainda consta nas propostas do plano de governo de Eduardo Carneiro para João Pessoa a atualização e implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e a criação do Programa de Incentivo a Produtividade com criação da Bolsa Desempenho com bônus, prêmio e gratificação em geral. A exemplo do Programa de Segurança Pública do Governo do Estado da Paraíba (Paraíba Unida Pela Paz).
A criação da ‘Cidade Presente’, um programa de segurança pública que através da presença da Guarda Municipal, proíbe pequenos delitos e assegura a manutenção da ordem pública é mais uma das propostas asseguradas pelo pré-candidato. Nessa perspectiva, Eduardo Carneiro destaca que podem ser instaladas unidades móveis, contêiner, construção de mais bases de apoio à Guarda Municipal.
Para garantir reforço na segurança dos pessoenses, também foi observado a possibilidade de atuação da Guarda Municipal no policiamento de trânsito e ambiental em conjunto com a Semob, ofertando uma maior segurança viária ao município de João Pessoa, além da criação de Sede própria com rancho, academia e de um Centro de Ensino da Guarda Civil Municipal para cursos de reciclagem, aperfeiçoamento e aprimoramento.
“É preciso termos ideias claras e precisas para garantir a segurança pública na nossa Capital e para isso, a Guarda Municipal é fundamental. Oferecemos propostas de valorização e também estratégicas do ponto de vista de atuação para reforçar essa área tão abandonada na atual gestão”, disse Eduardo Carneiro.