Uma Cantata de Natal, realizada pelo Coral da Hapvida no último sábado (13), reuniu cerca de 30 crianças neurodivergentes, acompanhadas por terapeutas e familiares, em uma apresentação que uniu cuidado terapêutico, música e inclusão. O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e marcado por momentos de emoção.
De acordo com a coordenadora regional de operações TEA e uma das organizadoras do evento, Catarina Veloso, a cantata foi pensada para oferecer um ambiente seguro e acolhedor às crianças. Segundo ela, toda a construção do projeto respeitou as singularidades, os diferentes tempos e as múltiplas formas de expressão de cada participante, garantindo que todos se sentissem confortáveis no palco.
Para muitas famílias, a apresentação representou uma conquista inédita. A mãe de Heitor, Lais Meireles, acompanhou a apresentação com emoção e destacou a evolução do filho. “Eu sou grata por tudo que já fizeram por Heitor. Hoje ele está bastante evoluído e, sendo sincera, eu nunca na minha vida imaginei que Heitor iria se apresentar em público, porque só em falar que ia apresentar ele já começava a se desregular. Hoje ele está brilhando e conseguindo vencer essas batalhas”, afirmou.
O Coral da Hapvida foi idealizado pelo fonoaudiólogo Vinícius Costa, em parceria com o musicoterapeuta Rusiel Araújo. A primeira edição do projeto aconteceu em dezembro de 2024, no Parque Solon de Lucena, a Lagoa, em João Pessoa, e contou com a participação das crianças, dos pais e de toda a equipe terapêutica, consolidando a música como ferramenta de cuidado, desenvolvimento e inclusão.
Além da cantata do coral, neste ano o público acompanhou uma apresentação de piano, uma performance de flauta acompanhada por violões e dois solos protagonizados por crianças neurodivergentes.
Sobre a Hapvida – Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 78 prontos atendimentos, 363 clínicas médicas e 305 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.















