O prefeito de Brejo do Cruz, cidade do Sertão da Paraíba, Tales Torricelli, determinou a imediata revogação do decreto 1187, elaborado pela assessoria jurídica do município com base em uma lei considerada por ele ultrapassada e que vai ser alterada.
“Os animais de rua jamais serão sacrificados na nossa cidade, durante a minha administração”, afirmou, atribuindo o decreto a um equívoco associado ao código de postura da cidade, que, segundo ele, será modificado por meio de um projeto de lei encaminhado à Câmara Municipal após diálogo com as entidades de proteção e defesa dos animais e militantes da causa animal no Brejo, a exemplo da cuidadora voluntária conhecida por Terinha.
No cargo há menos de um mês, o prefeito garantiu que uma das importantes ações de sua administração é promover parcerias para garantir uma atenção especial aos animais abandonados, que nunca foram tratados de forma adequada nas últimas administrações. “Vamos organizar abrigos e oferecer atenção veterinária, é isto o que está previsto no nosso plano de trabalho”, ressaltou Tales.
Com essa mudança de gestão, diz ele, o desafio é ter uma resolução para esse problema de saúde pública causado pelo excesso de animais soltos nas ruas da cidade. “Acabou o tempo da brutalidade, a sociedade exige um tratamento humano e de respeito aos animais. Vamos propor um novo código de postura e abolir cláusulas que previam sacrifícios”, disse.