O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) pediu informações ao secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, sobre o estoque de oxigênio medicinal nos hospitais da Paraíba. O parlamentar demonstrou preocupação com a possibilidade do aumento de casos de covid-19 e agravamento dos pacientes, assim como aconteceu no estado do Amazonas.
“Precisamos saber do Estado da Paraíba informações sobre o estoque de oxigênio e se existe um plano de gestão quanto a um possível problema como o que aconteceu no Amazonas. Diante disso, solicitamos informações ao secretário Geraldo Medeiros para que possamos saber a realidade da Paraíba diante do enfrentamento da covid-19. A Assembleia Legislativa precisa participar das discussões envolvendo essa problemática”, defendeu Tovar.
Para o deputado, é essencial saber como está o abastecimento dos hospitais e Upas e ainda a situação das empresas que fornecem o oxigênio medicinal ao estado. “A Paraíba tem que está preparada para qualquer hipótese diante dessa pandemia. É essencial que estejamos preparados para qualquer cenário”, afirmou.
Crise
O Amazonas, sobretudo a capital, Manaus, tem enfrentado problemas graves com o desabastecimento de oxigênio medicinal. Só nos estabelecimentos públicos de saúde, a demanda pelo produto chegou a aumentar mais de 11 vezes além da média diária de consumo em virtude do crescimento do número de casos da covid-19.