O município de Princesa Isabel e a Paraíba ganharam na manhã deste sábado (20) o Memorial Pereira Lima. O espaço idealizado por José Pereira Lima Neto conta as histórias do Coronel José Pereira e do ex-deputado estadual Aloysio Pereira Lima, com recortes importantes da vida de ambos. O Memorial além de resgatar a história de dois homens públicos que marcaram os destinos políticos da Paraíba, fortalece o turismo da cidade que ganha um ambiente moderno para visitação popular.
O novo espaço histórico guarda os restos mortais do ex-deputado Aloysio Pereira, da sua esposa Denise Carneiro, e da filha Simone Pereira.
Um dos homenageados, o Coronel José Pereira Lima (Cel. Zé Pereira), nasceu na antiga ‘Vila de Princesa’, atual Princesa Isabel-PB em 04/12/1884 e faleceu no Recife-PE em 13/11/1949. Filho do Tenente-Coronel Marcolino Pereira Lima e de Águida Maria de Andrade Lima, foi uma criança saudável, alegre e muito ligada a seus pais.
Aos 13 anos (1898), juntamente aos irmãos Manoel Carlos e Antônio Pereira, foi estudar no Colégio Diocesano da Paraíba onde fez o Curso de Primeiras Letras e Preparatório concluído em 1902.
Em 1903, fez o vestibular e foi aprovado para a Faculdade de Direito do Recife. Interrompeu os estudos em 1905 quando cursava o terceiro ano do curso devido ao falecimento de seu pai Marcolino Pereira. Em acordo com os irmãos e demais familiares, assumiu a chefia da família e da política princesense. Assumiu então em acordo conjunto a seu cunhado Marçal Florentino (que mais tarde viria a ser também seu sogro) a chefia da política local.
Já o ex-deputado Aloysio Pereira Lima, nascido em Princesa Isabel em 23/02/1923, é filho do Cel. Zé Pereira e de dona Alexandrina Pereira Lima. Médico formado em 1948 pela UFPE, exerceu o mandato de Deputado Estadual por 6 legislaturas e foi Secretário Estadual da Saúde no Governo Burity (1979).
Aloysio acumulou diferentes cargos:
– Assistente Técnico do Hospital dos Servidores, no Estado do Rio de Janeiro (1949);
– Delegado do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado, em Recife – PE (1955);
– Compôs a direção do Hospital Alcides Vieira Carneiro, em Campina Grande – PB (1956);
– Primeiro Secretário da Associação de Casas de Saúde e Hospitais da Paraíba;
– Fundador da Associação Médica do Estado da Paraíba;
– Membro do Conselho de Administração do Hospital Napoleão Laureano;
– Diretor Suplente da Fundação Laureano;
– Membro da Diretoria Lyons Clube, em Campina Grande;
– Presidente da Lyons Club, em João Pessoa;
– Como Secretário de Saúde do Governo Burity (1979), entre dezenas de ações, construiu quatro hospitais (Catolé do Rocha, Sousa, Pedras de Fogo e Princesa Isabel);
– Eleito para o cargo de Deputado Estadual em 1958 ocupou a cadeira na Casa de Epitácio Pessoa por seis legislaturas: 1958, 1962, 1966, 1982, 1986 e 1990;
– Na ALPB, foi membro de várias comissões técnicas e presidente da Comissão de Saúde por duas vezes;
– Autor de inúmeros projetos nas áreas de Educação, Saúde, Eletrificação, Abastecimento d’água e Estradas, foi também autor da propositura que resultou na emancipação política das cidades de Água Branca, Tavares e São José de Princesa;
– No âmbito partidário, foi membro estadual dos partidos PFL (hoje DEM), PSD, MDB e PDT.
Recebeu importantes homenagens, entre elas, a Medalha Epitácio Pessoa (ALPB, 2008), Medalha Constituição Cidadã Ulisses Guimarães (ALPB, 2009), Título Fundador Emérito da Academia Paraibana de Medicina (2010), Título Personalidades 2011 (Rádio Princesa AM 970), Comenda Natália do Espírito Santo (CMPI, 2008) e Medalha Ad Meritum Felipe Kumamoto (2011).