O governador João Azevêdo (Cidadania) admitiu nesta quarta-feira (24) a possibilidade de antecipar feriados, reduzindo assim a mobilidade urbana, como forma de frear o avanço da covid-19 no estado. Durante entrevista a rádio CBN, Azevêdo descartou a decretação de lockdown, mas deve renovar o decreto com medidas mais rígidas.
Um dos feriados que deve ser antecipado é da Semana Santa e do dia 21 de abril. De acordo com o governador, o projeto de Lei deve ser encaminhado para análise da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ainda esta semana.
Segundo governador, é preciso de pelo menos uma semana com um isolamento mais rigoroso e a antecipação dos feriados é uma alternativa que, segundo ele, gera prejuízo menor aos negócios porque a “parada” já estava no calendário.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomendou que 25 estados do Brasil, incluindo a Paraíba, que atualmente se encontram na zona de alerta crítico em relação à ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para Covid-19, devem adotar lockdown ou medidas rígidas para o bloqueio de transmissão da Covid-19, como a restrição de atividades não essenciais por cerca de 14 dias.