Impulsionado pelo avanço na tecnologia, o setor da saúde vem passando por transformações ao longo dos últimos anos e, entre muitas mudanças, um conceito vem ganhando cada vez mais força: a humanização. Mais do que um princípio ético, ela tem se consolidado como estratégia de inovação, capaz de transformar processos, melhorar a experiência do paciente e fortalecer os vínculos entre equipes de saúde e a população.
A gestora de projetos do Sebrae, Heloísa Mirelli, destaca esse conceito não apenas para o atendimento ao paciente, mas também como uma estratégia para a gestão. Ela será uma das palestrantes do evento ‘Conecta Saúde’, que acontecerá em Campina Grande, nos dias 18 e 19 de setembro e aponta que o caminho para o futuro da gestão na saúde vai além de administrar recursos: ele busca também melhorar a qualidade de vida das pessoas, equilibrando tecnologia com humanidade, eficiência com equidade, inovação com justiça social e ruptura de velhos paradigmas. “Essa visão compreende a sustentabilidade ambiental, social e da governança em saúde, com profissionais preparados não apenas para curar, mas para prevenir e promover um sistema de saúde mais conectado, inclusivo, resiliente e inovador, que atenda às novas demandas e perspectivas da sociedade”, avalia.
A especialista detalha aspectos que serão cada vez mais exigidos na condução da saúde: transformação digital e adoção de tecnologias avançadas, que usem IA generativa, registros eletrônicos de saúde e plataformas de Telemedicina e análise de dados, para automatização de processos e foco maior no cuidado com o paciente; a expansão de cuidados alternativos e em casa, priorizando a preferência por tratamentos domiciliares remotamente, que reduzem tempos de espera, melhorando, inclusive, a acessibilidade em áreas geograficamente de difícil acesso; e o reforço da segurança cibernética em relação aos dados dos pacientes.
Gerenciar a saúde é, antes de tudo, cuidar das pessoas. É o que afirma a Chefe da Divisão de Administração e Finanças do Hospital Universitário Alcides Carneiro, que compõe a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUAC-EBSERH), Luiza Cláudia Macedo, que vê o papel do gestor como fundamental em toda a linha de cuidado, compreendendo as demandas reais do serviço e atuando de forma proativa para aprimorar os processos. Ela defende a humanização além da condução do atendimento, mas como um compromisso em garantir o conforto do paciente em todas as etapas: desde a disponibilização de insumos de qualidade, infraestrutura física e tecnológica adequada, a serviços de apoio bem estruturados, como limpeza, nutrição, transporte, segurança e controle de acesso.
Planejamento e estratégia como ferramentas – Com uma administração centrada nas necessidades e singularidades de cada paciente, os eixos administrativo e estratégicos também são afetados. Luiza salienta a importância do uso de indicadores para monitoramento da performance dos serviços prestados, assim como a necessidade de dois pilares fundamentais: planejamento e gestão de processos. “Lidar com saúde, vida e morte implica atuar frequentemente em situações de urgência, por isso, precisamos desses pilares muito bem estabelecidos”, compartilha.
Ela detalha as diferentes etapas de planejamento. A curto prazo, a definição de metas individuais dos colaboradores e metas de equipe são importantes; a médio prazo, a ampliação de serviços, obras, reformas e serviços de engenharia previstos, aquisição e atualização de equipamentos médicos hospitalares são pilares para o crescimento e a longo prazo, a definição da visão institucional e a implementação de projetos estruturantes garantem um cuidado otimizado na atenção à saúde.
A gestão em saúde será um dos temas abordados no Conecta Saúde. Líderes e especialistas vão discutir os rumos e os desafios da saúde no Brasil, com foco especial no cenário nordestino. O superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB), Alexandre Medeiros, vai falar sobre ‘Inovação e Sustentabilidade na Gestão Hospitalar’; a secretária municipal de Saúde do Recife, Luciana Caroline Albuquerque, tratará da ‘Gestão Estratégica na Saúde Urbana’. Outros convidados discutirão assuntos que envolvem comunicação, liderança, sustentabilidade, tecnologia e compliance.
Voltado para secretários de saúde, gestores públicos e privados, empresas e instituições que atuam no setor, o evento busca estimular a troca de conhecimentos sobre boas práticas, destacar iniciativas inovadoras e fomentar ações sustentáveis que contribuam para a melhoria dos serviços de saúde.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 99334-4114 ou pelo instagram @siga.premier.
