A Associação Paraibana de Advocacia Municipalista (APAM), anunciou durante live realizada na noite desta segunda-feira (25), a criação do curso de especialização em Direito Municipal. A iniciativa é uma parceria entre a Apam e a Universidade Católica de Salvador (Ucsal) e deve ter início das aulas já nos próximos meses.
De acordo com o presidente da Apam, Marco Villar, o curso será o primeiro da área na Paraíba, o que permitirá o crescimento de advogados na área municipalista no estado. A capacitação acontecerá de forma telepresencial, sendo as aulas ministradas de forma ao vivo pelos professores, que estão sendo selecionados nesta etapa do projeto.
“Esse é um presente para os colegas advogados, que poderão contar com mais uma ferramenta para o desenvolvimento profissional e avanço técnico em conhecimento especializado. Eu concluí recentemente o curso na Bahia e vi a necessidade que ele fosse trazido para a Paraíba”, destacou.
Também no evento, que celebrou os três anos da entidade, Marco Villar afirmou que outras capacitações para os advogados municipalistas serão divulgadas em breve, entre eles, um treinamento de media training- curso para o aperfeiçoamento dos profissionais na relação com a imprensa e comunicação em geral.
A live teve a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, que destacou a trajetória da Apam durante os três anos de existência. “Parecia muito difícil, mas hoje a Associação colhe os frutos de muita luta e conta com uma diretoria combativa, idônea, sendo reconhecida em todo o território nacional”, pontuou.
Autor da Lei que criou o Dia do Advogado Municipalista na Paraíba, o deputado estadual Tovar Correia Lima ressaltou a importância da atuação do advogado para o suporte das gestões municipais. “Sou advogado e sei do papel da advocacia municipalista em toda a Paraíba, devido à ânsia de muitos prefeitos em ter uma pessoa para cuidar dos desafios jurídicos que toda gestão enfrenta”, afirmou.
Palestra
Com o tema ‘Desafios da Advocacia Municipalista no pós-pandemia, a palestra, ministrada por Isaac Newton pontuou as principais questões desta profissão, entre elas enfrentar as lutas dos municípios, representar os desejos da administração pública e manusear a legislação brasileira, tão desafiadoras e extensas.
Três anos
A Apam comemorou, nesta segunda-feira (25), três anos de existência na Paraíba, sendo a primeira entidade da Paraíba e do Brasil voltada para a pauta municipalista, além de ter como bandeira a busca pelo aperfeiçoamento e qualificação desses profissionais.