A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou nesta quinta-feira (19) sessão especial, de autoria do deputado Jutay Meneses (Republicanos), para homenagear e comemorar os 30 anos de fundação da Funasa Saúde, associação genuinamente paraibana, sem finalidade lucrativa, que opera planos de saúde.
O deputado Jutay Meneses justificou a homenagem à Funasa Saúde lembrando a importância histórica da associação como operadora de planos de saúde. “É um privilégio celebrar 30 anos de uma instituição séria, genuinamente paraibana, que é sinônimo de compromisso, qualidade e cuidado com os seus associados. Nossa Assembleia Legislativa reconhece e valoriza essa contribuição para nosso estado. Vamos continuar apoiando e iniciativando realmente as iniciativas interessadas com a saúde da nossa população”, destacou.
A presidente da Funasa Saúde, Danielita Pinto de Morais, agradeceu a homenagem da Assembleia Legislativa aos 30 anos e fez um breve histórico da fundação. “Nosso agradecimento especial à Assembleia da Paraíba e ao deputado Jutay Meneses pela iniciativa da realização dessa sessão especial. A Funasa vem crescendo e se desenvolvendo a cada dia durante todos esses anos em busca sempre da excelência. Nós temos uma meta, continuar otimizando processos e prestando uma assistência de qualidade cada vez melhor, alcançando níveis cada vez maiores. Hoje estamos com o coração grato ao Deus soberano que até aqui tem nos ajudado”, frisou.
Além de fundadores, conselheiros e servidores da Funasa Saúde participaram da sessão como integrantes da Mesa, Nildeval Chianca Júnior, assessor jurídico; Jocemar Brito de Oliveira, diretor do Conselho Fiscal e Administrativo; Paulo Roberto, contador e representante dos colaboradores da instituição; apóstolo Rômulo Pinheiro, pastor presidente da Igreja Sal e Luz; e Marly Lúcio, sócia diretora da Múltipla Comunicação.
Funasa Saúde – Iniciou as atividades de prestação de assistência médico-hospitalar no ano de 1994. A sua história remonta a um acordo trabalhista entre a extinta Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba (Saelpa) e o Sindicato dos Eletricitários do Estado da Paraíba (Sindeletric), ainda no ano de 1991.
As providências para a viabilização da assistência à saúde aos eletricitários da Paraíba coube aos diretores administrativos da antiga Saelpa. Em 1992, Lindolfo Pires Neto instituiu a primeira comissão para a criar um plano de saúde destinado ao grupo familiar dos empregados da empresa; em 1994, Potengi Holanda de Lucena definiu providências para prestação de assistência médico-hospitalar, utilizando os serviços do ambulatório médico da Saelpa e uma rede credenciada em todo estado da Paraíba.
Em 1998, a Funasa Saúde foi reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como operadora de plano como operadora de plano de saúde. Atualmente, a associação disponibiliza atendimento em diversas especialidades médicas, exames, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, e fonoaudiologia, além de ampla rede credenciada de médicos, clínicas especializadas, laboratórios e hospitais, com cobertura em toda a Paraíba.