Ele tem dobrinhas, veias, unhas, cabelos, tamanho, peso e, às vezes, até cheiro de um bebê real. O ‘bebê reborn’, um boneco hiper-realista que imita uma criança recém-nascida, tem ganhado os holofotes e gerado debate sobre os limites da fantasia e da saúde mental, inclusive nas redes sociais e até em novela. Apesar da polêmica, o boneco pode ser um aliado e auxiliar no tratamento de diversas questões emocionais, como o luto, a ansiedade e a redução da solidão.
De acordo com a psicóloga da Hapvida, Michelle Costa, o cuidado com o bebê reborn pode ser usado para gerar segurança emocional, ressignificar o luto por um filho, diminuir a ansiedade e outras questões. “Cuidar de um boneco como se fosse um bebê real costuma envolver diversas necessidades emocionais, profundas e válidas”, ressaltou.
Ainda conforme a especialista, o bebê reborn pode também ser usado em um contexto de exercício emocional ligado a um filho que foi ou será real. “Isso faz com que as emoções que envolvem a maternidade e o cuidado com outras pessoas sejam estimuladas e desenvolvidas”, pontuou.
O alerta da psicóloga é para quando a pessoa passa a direcionar ao boneco o cuidado, a atenção e o afeto que deveriam ser dedicados a uma criança real. Ela detalha que, nesses casos, a dinâmica pode passar a ser negativa ao substituir as relações humanas essenciais, interferir nas atividades da vida diária ou até ser uma fuga completa da realidade. “Nessas situações, pode ser necessário um acompanhamento psicológico”, avaliou.
A Hapvida oferece uma rede integrada de cuidados com a saúde mental, que inclui atendimento psicológico e psiquiátrico e serviços ambulatoriais. Com foco no bem-estar integral, a operadora disponibiliza profissionais qualificados, centros de referência e iniciativas voltadas à escuta ativa e acolhimento dos beneficiários em todas as fases da vida.
Hapvida
Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 71 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 87 hospitais, 78 prontos atendimentos, 351 clínicas médicas e 299 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
