Camila acompanha prefeitos e participa de debates durante Marcha em Defesa dos Municípios - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Camila acompanha prefeitos e participa de debates durante Marcha em Defesa dos Municípios

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) participa, em Brasília, da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento foi retomado após dois anos em razão da pandemia da covid-19. Além de acompanhar prefeitos paraibanos, a parlamentar também aproveita o encontro para debater demandas importantes e defender o fortalecimento do municipalismo.

“Estamos acompanhando prefeitos paraibanos e também observando como está sendo construído o futuro do municipalismo no Brasil. São pautas importantes a serem defendidas para garantir o fortalecimento dos municípios e, consequentemente, a melhoria na vida da população. A Marcha é também importante para aprendermos como de fato podemos ajudar os municípios e os gestores no caminho do desenvolvimento”, destacou a deputada.

A deputada também aproveitou a presença na Marcha em Defesa dos Municípios para participar de um painel sobre o Movimento das Mulheres Municipalistas. Segundo a deputada, dados da CNM mostram que 43% de municípios administrados pelas mulheres obtiveram uma qualidade superior aos municípios comandados por homens. “Esse é o caminho. Precisamos de mais mulheres nos espaços de poder, nas administrações públicas. Estaremos sempre lutando para que mais mulheres ingressem na política. Assim, poderemos mudar muitas realidades”, disse.

Pauta prioritária

Na pauta prioritária dos Municípios no Congresso, destaca-se a PEC 122/2015, que proíbe a criação de novos encargos sem a indicação da fonte de custeio. A matéria aguarda deliberação do Plenário da Câmara. Onde também estão na pauta o PL 4.576/2021, da Lei das Associações de Municípios, e o PL 2.564/2020, que cria o piso da enfermagem.

Neste último, a proposta da CNM é a aprovação de emenda estabelecendo que a União apóie o custeio do pagamento, que representa grande impacto para os cofres municipais – estimado pela entidade em R$ 9,3 bilhões para os Municípios e R$ 6,5 bilhões para hospitais filantrópicos.

Já no Senado, a pauta municipalista está focada, por exemplo, na aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 333/2020, que retira o gasto com funcionários de organizações sociais do limite de gastos de pessoal e na Reforma Tributária.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + quinze =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Paraíba poderá implementar uma política estadual para ampliar a Rede de Bancos ou Centros de Coleta de Sangue, Leite Materno e Postos de...

Política

O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (4), da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, ocasião em que prestou contas das ações do governo,...

Política

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, participou, nesta terça-feira (4), do retorno às atividades parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Na ocasião,...

Política

O prefeito Ednaldo de Melo (Garrancho) confirmou no final da tarde desta terça-feira (4) que assinará na próxima sexta-feira (7) os Pacto pela Educação...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.