O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta quarta-feira (21), que a inauguração do Parque das Três Ruas, nos Bancários, será no início do próximo mês de setembro com uma grande virada cultural e esportiva. O espaço, numa área de 9,3 hectares, se apresenta como um dos maiores projetos da cidade no tocante a espaços de lazer e convivência, integrado a um plano de mobilidade urbana, com vias duplicadas e rotatórias para melhorar o trânsito na região.
“No dia 14 do próximo mês, este parque será entregue com uma grande virada cultural e esportiva. Este equipamento é um parque de convivência, com mobilidade humana e mobilidade urbana. Na mobilidade humana, com tanta área de lazer, ciclovias, calçadas para caminhada, espaços de academia e de práticas de esporte. Portanto, nada melhor do que entregar esse equipamento com um dia inteiro de atividades de lazer e esportes. Eu acredito que seja a forma ideal para o dar de presente a quem pertence, que é a população”, afirmou Cícero Lucena.
O secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, informou que as obras estão praticamente concluídas, restando apenas cerca de 5% de execução do cronograma, com pequenos acabamentos. “Na verdade, estamos aproveitando esse prazo para a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação organizar a programação prevista para a inauguração, que terá 12 horas de atividades, aproveitando toda a extensão do parque para jogos, brincadeiras, atividades físicas, entre outras novidades. É um grande projeto que estamos entregando com toda a qualidade que a população de João Pessoa merece”, afirmou.
Lazer e meio ambiente- O Parque das Três Ruas também se conecta à ponte que está sendo construída pelo Governo do Estado, que vai fazer a ligação dos Bancários com a Cidade Universitária e demais bairros da região central da cidade. São cerca de seis quilômetros de extensão, onde a população pode aproveitar de três espaços – o Recanto das Árvores, Recanto dos Esportes e Recanto das Crianças, com quadras de esportes, pistas para trilhas, esportes radicais e caminhadas, além de playground, brinquedos adaptados, paisagismo e iluminação em LED. O investimento da Prefeitura foi de R$ 12 milhões.
Mobilidade Urbana – As três ruas, na verdade, agora são quatro ruas – as duas laterais permanecem para a circulação próximo das residências, nos dois sentidos, em paralelepípedo. Já na parte central, as duas postas foram asfaltadas, que fazem a conexão entre a Rua Rosa Lima dos Santos e o final do Parque, no sentido viaduto e Rua Alexandre de Lira. Também serão criados abrigos padronizados para as paradas de ônibus e faixas exclusivas para ônibus para garantir a mobilidade do transporte público na região.