Dia do Cinema: Soledade conta com mais de 16 filmes produzidos por artistas locais - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Dia do Cinema: Soledade conta com mais de 16 filmes produzidos por artistas locais

Bem distante de Hollywood, o município de Soledade, que tem pouco mais de 15 mil habitantes, tem em comum com a capital mundial dos filmes o amor pelo cinema. Na pequena cidade paraibana, além de consumida, a sétima arte é produzida por gente de verdade que divide o tempo entre o amor pela arte e as obrigações da vida comum. Com cerca de 15 filmes lançados na terra do queijo, mais uma obra será lançada em breve.

O novo filme, intitulado ‘Meu Chão’, é dirigido pelo ator e cineasta Ivanildo Gomes e conta a história de um pai que cuida da filha até a adolescência, período em que a jovem foge e deixa o homem para trás. Sensível, o longa-metragem trata das relações e da valorização ao que realmente importa.

Sem dever nada às produções internacionais, o filme conta com trilha sonora original, que é assinada pelo também diretor de fotografia, Felipe Rodrigues. O autor da história é o pernambucano Eduardo Carvalho de Bezerros. Assim como os demais, a produção é totalmente gravada no município – dessa vez, o cenário foi o sítio Cachoeirinha dos Torres, o distrito de Bom Sucesso e o assentamento Arcanjo.

Além da paisagem local, os filmes já lançados costumam utilizar o contexto da seca e da vida no campo, com narrativas que envolvem suspense, drama, morte, humor e emoção. Entre as produções, estão: Pescaria Sangrenta; Nove Marmanjos e o Rabo de Uma Cabrita; O Vaqueiro; O Cabra e a Cabra; Água Mole em Pedra Dura; O Velhinho do Roçado; Assassino da Estrada; Boi da Cara Preta; Um Fazedor de Filme; O Jogador; Um Leiteiro; Emboscada; A Flor no Tempo; Uma Última Caçada e Uma Linda Construção do Mestre de Obra.

A maioria dos filmes conta com a direção e participação de Ivanildo, que é pescador mas tem no cinema sua grande paixão. Ele já foi premiado no Festival de Cine Esquema Nova, no Rio Grande do Sul, e segue colaborando com os projetos na cidade do cariri paraibano. “Vivo da pesca, cinema é meu hobby, mas é caro. As pessoas me ajudam com a mão de obra e fica ‘mais suave’ para mim; é pelo amor à arte”, conta.

Cinema em Soledade

Para fomentar o amor à arte e ensinar técnicas aos atores, a Prefeitura realizou no ano passado o IIº Festival de Cinema, organizado pelo cineasta do município, Gabriel Lima, que contou com oficinas com atores, diretores e roteiristas e ainda premiou as produções nordestinas e pequenos filmes produzidos por alunos das escolas da rede municipal.  O evento consolidou ainda mais o cinema como característica da cidade e com capacidade para impulsionar o turismo local. O município também já foi cenário da minissérie da Rede Globo ‘Onde Nascem Os Fortes’.

“A paixão pelo cinema é uma marca da cidade e felizmente vemos que isso tem passado de geração a geração. Além da terra do queijo, somos terra de artistas e queremos ser conhecidos por isso também; fazendo Soledade chegar mais longe pelas suas vocações”, pontuou o prefeito, Geraldo Moura Ramos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + dois =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A Prefeitura de Guarabira entregou, nesta sexta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD Ascendino Antônio da Silva, localizado no bairro Dona...

Política

A participação ativa do prefeito Cícero Lucena em diversas edições das Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs) tem contribuído para consolidar João...

Política

No Dia Nacional da Alfabetização, celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro, o município de Cuité, no Curimataú paraibano, comemora os avanços obtidos na educação...

Política

A primeira-dama de Sapé e secretária municipal de Assistência Social, Denise Ribeiro, foi uma das personalidades homenageadas na noite desta quinta-feira (13) durante a...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.