A deputada estadual Doutora Paula (PP) cobrou, durante sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba, explicações urgentes sobre a situação do Açude de Boqueirão, após informações de que parte da água estaria sendo liberada.
De acordo com a parlamentar, vereadores de Cajazeiras estiveram recentemente em João Pessoa para tratar do assunto, mas não conseguiram audiência com o presidente da AESA, Porfírio Loureiro, que estava em viagem. O grupo, formado pelos vereadores Alisson Voz e Violão, Raelza Borges, Sara Sheyla, Marcos do Riacho do Meio e Lindemberg Lira, além do deputado Júnior Araújo, buscava esclarecimentos sobre o possível o assunto em pauta.
Doutora Paula lembrou que, há cerca de 30 dias, já havia se reunido com o presidente da AESA, Porfirio Loureiro, oportunidade em que recebeu informações de que o Açude de Boqueirão vinha sendo abastecido pela transposição do Rio São Francisco e não haveria desvio de água para outro estado. A nova versão, levantada pelos parlamentares de Cajazeiras, acendeu um alerta.
“Lamento profundamente essa segunda informação. Não podemos admitir que a água de Boqueirão, que já enfrenta diminuição do volume, seja libera sem critério de vazão adequada.. O açude precisa garantir o abastecimento das cidades paraibanas. É preciso que a AESA e a Secretaria de Recursos Hídricos se posicionem com transparência e apresentem a realidade sobre essa situação”, afirmou a deputada.
Doutora Paula informou ainda que já está solicitando nova audiência com o presidente da AESA, para que, junto ao deputado Júnior Araújo, possa obter explicações oficiais e cobrar providências imediatas.
“Se confirmada essa informação, é uma situação gravíssima. A Paraíba não pode arcar com um ônus da perda d’água que deveria estar sendo reposte pela própria transposição do Rio São Francisco. Exigimos respeito ao nosso povo e clareza na condução da política hídrica do Estado”, reforçou a parlamentar.
