A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) participou, nesta semana, da solenidade em que o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, recebeu da Assembleia Legislativa da Paraíba a Medalha Epitácio Pessoa — a mais alta honraria concedida pelo Legislativo estadual.
Proposta pelo deputado João Gonçalves, a homenagem reconhece a contribuição de Carlos Vieira ao desenvolvimento da Paraíba e do Brasil. Para Doutora Paula, a escolha foi acertada e faz justiça à trajetória do economista.
“O deputado João Gonçalves acertou. Carlos conduz com maestria a presidência da Caixa, já trouxe recursos para a Paraíba em diferentes funções e merece plenamente essa maior honraria da Casa de Epitácio Pessoa”, afirmou a deputada.
Visivelmente emocionado, Carlos Vieira agradeceu a condecoração e ressaltou que o reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto.
“Recebo este momento com muita alegria e emoção. É especial para mim, para minha esposa Isabela, que me acompanha, e para toda a equipe da Caixa. Aqui na Paraíba, já realizamos e estamos realizando obras importantes: expansão do saneamento básico, programas de mobilidade urbana, o Minha Casa Minha Vida e, agora, o novo programa do governo Lula para melhoria habitacional da classe média”, destacou.
Perfil
Natural de Lagoa de Dentro (PB), Carlos Vieira acumula mais de três décadas de atuação na Caixa, onde ingressou ainda jovem e exerceu funções estratégicas. Em novembro de 2023, assumiu a presidência do maior banco público da América Latina, presente em 99% dos municípios brasileiros e com mais de 151 milhões de clientes.
Mestre em Finanças pela Université Paris 1 Panthéon – Sorbonne, pós-graduado em Estratégias Empresariais, Comércio Exterior e Finanças, e atualmente doutorando pela Universidade de Bordeaux, Carlos Vieira também já presidiu a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), a Financeira BRB e ocupou cargos de destaque no Banco Regional de Brasília e no Ministério da Integração Nacional, chegando a exercer interinamente a função de ministro.















