A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) garantiu, durante audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília, a destinação de um Acelerador Linear para o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. O equipamento é essencial para o atendimento dos pacientes de câncer atendidos pela instituição de saúde. O Napoleão Laureano é referência no combate ao câncer na Paraíba, onde 92% dos pacientes atendidos são do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Tivemos essa confirmação do ministro da Saúde, nosso amigo paraibano Marcelo Queiroga, de que seria possível a destinação de um Acelerador Linear para o hospital Napoleão Laureano. Diante do alto número de atendimentos, o hospital necessita de mais um equipamento, principalmente um mais moderno, para atender os paraibanos que enfrentam essa batalha contra o câncer”, destacou a deputada.
De acordo com Doutora Paula, seu pedido feito ao ministro da Saúde representa os quase 10 mil pacientes atendidos pelo Hospital Napoleão Laureano que é mantido pela instituição filantrópica Fundação Laureano, na qualidade do Centro de Alta Complexidade em Oncologia. Ela lembra que um novo equipamento vai possibilitar o aumento da demanda, o incremento de tecnologia, além de diversificar os tipos de procedimentos aplicados.
Doutora Paula explicou que hoje o hospital conta no setor de Radioterapia com três Aceleradores Lineares, sendo um Microselectron para Braquiterapia de alta taxa de dose com Irídeo-192 e uma fonte de Estrôncio para tratamento de queloides. “Cada Acelerador Linear, segundo os fabricantes, trata 70 pacientes por dia com a técnica 3D ou Radioterapia conformacional. A vida útil de um equipamento como esse é de 15 anos. Isso mostra a importância de uma ação célere”, observou.
Segundo o Hospital Napoleão Laureano, os três equipamentos, nesse momento de pandemia, estão tratando 260 pacientes por dia, com média de 86 pacientes por máquina. Antes da pandemia esse número chegava a 100 pacientes atendidos por dia. Isso mostra a grande carga de trabalho para apenas três Aceleradores Lineares. O fabricante chegou a informar ao hospital que a partir de 2022 não haverá mais peças para reposição.
Apoio
Na luta pela aquisição do novo acelerador linear, a deputada destaca o apoio e esforço incansável do médico Carneiro Arnaud, membro da Fundação Napoleão Laureano, do médico Marcelo Pinheiro de Lucena Filho, diretor-presidente da Fundação. Ressalta, também, o empenho da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, da qual é membro.