Doutora Paula prestigia lançamento do livro de Francisco Cartaxo sobre história de Cajazeiras - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Doutora Paula prestigia lançamento do livro de Francisco Cartaxo sobre história de Cajazeiras

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) prestigiou nesta sexta-feira (5) o lançamento do livro do presidente da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL) e historiador com vários títulos publicados, Francisco Sales Cartaxo Rolim, intitulado de “Morticínio eleitoral em Cajazeiras e outros escritos”. A publicação tem como tema central um episódio acontecido no Sertão paraibano na luta pelo poder na época do Império.

“Fomos prestigiar o lançamento de mais uma obra importante do amigo cajazeirense Cartaxo Rolim. Um livro que conta um pouco da história do nosso Sertão e que trará muitos benefícios educacionais para nossa gente. É sempre uma honra participar de momentos tão importantes para a nossa literatura e sobretudo, para educação da Paraíba”, destacou Doutora Paula.

O livro lançado na Livraria do Luiz do Mag Shopping, em João Pessoa, está dividido em quatro partes, segundo o autor. Nos quinze artigos da Parte I – Formação histórica de Cajazeiras – encontram-se pistas fundamentais para a compreensão exata da profunda marca da educação nas origens da cidade.

A Parte II destaca sangrenta disputa político-partidária, ocorrida em 1872, em dia de eleição, conhecida como o morticínio eleitoral em Cajazeiras, que resultou na morte de seis pessoas, ferimento em outras tantas. E instalou medo e pavor no seio das famílias cajazeirenses. Nas Partes III e IV, o autor transporta o leitor para mais perto de nosso tempo, por meio de quatro ensaios.

Formação Literária

Autor de diversos livros, Cartaxo destaca que sua formação literária começou no ambiente familiar, por ser filho do poeta Cristiano Cartaxo. “Casa de poeta, professor, cronista do cotidiano, conferencista matuto, meu pai tinha razoável biblioteca, recebia livros de presente dos amigos e familiares que residiam longe de Cajazeiras. Ele lia em francês como hábito quase diário. Morei em Cajazeiras, até os 16 anos, e sempre passava férias lá. Lia de forma desordenada”, recorda.

A influência humanista de seu pai não é esquecida. “Em minha formação há influência do farmacêutico, poeta, professor, conferencista, diretor e editor de jornal, cronista de bom texto. Mas as leituras feitas, ainda na adolescência, começaram a mudar meu rumo. Meu pai foi integralista, leitor de Plínio Salgado e autores ligados ao catolicismo, até por influência dos padres salesianos, muitos deles vindo da Itália de Mussolini. Por intuição, eu tinha nebulosa desconfiança. Até tentei ler Plínio Salgado. Achei muito chato. Isso talvez tenha amortecida a influência recebida de meu pai”, acrescenta. E confessa que no campo literário mais amplo, sua mãe lhe influenciou mais do que seu pai. “Minha mãe lia muito. Guardo na memória cenas da infância. Ela deitada na rede, minha irmã mais nova mamando quando tinha fome e o livro não lhe saia das mãos! Outra cena: quando a luz do motor apagava, ela acendia a vela para continuar a ler até o dia clarear”.

Presidente da ACAL, Cartaxo diz que as academias de letras se alastraram mundo afora, ao longo dos anos, a partir da primeira instituição fundada na França, no século XVII. Possuem traços comuns, mas variam de lugar a lugar e tempos em tempos. “A Academia Cajazeirense de Artes e Letras, por exemplo, tem singularidades. O traço mais forte da ACAL é a profunda marca da educação, em perfeita sintonia com a história de Cajazeiras, que tem em sua origem uma escola, depois o colégio, graças à iniciativa do padre Inácio de Sousa Rolim”.

Entre os livros publicados por Cartaxo, estão: “Política nos currais” (Editora Acauã, 1979), “Do bico de penas à urna eletrônica” (Editora Bagaço, 2006), “Guerra ao fanatismo: a diocese de Cajazeiras no cerco ao Padre Cícero” (Editora Livro Rápido, 2016) e “Antônio Joaquim do Couto Cartaxo e a formação de Cajazeiras” (Editora Arribaçã, 2019). “Morticínio eleitoral em Cajazeiras e outros escritos” sai com o selo da Livro Rápido Editora.

 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + quatro =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (23), disponibiliza 1.189 vagas de emprego em 11 municípios do estado. Somente...

Política

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para o Polo Turístico Cabo Branco. A rede brasileira de...

Política

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Antônio Nominando Diniz Filho, anunciou nesta sexta-feira (20), a concessão de aposentadoria compulsória ao...

Política

O governador João Azevêdo celebrou contrato de prestação de serviços logísticos e transporte de carga com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.