O governador João Azevêdo fez um balanço dos resultados do programa Desafio Nota Mil, nesta segunda-feira (22), durante o programa Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela rádio Tabajara e redes sociais do Governo. O desafio, coordenado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, visa incentivar e estimular a produção de redações e o desenvolvimento dos estudantes da Rede Estadual de Ensino.
Na oportunidade, o governador revelou que a adesão ao programa e os resultados obtidos foram uma grata surpresa. “Tivemos aumentos significativos nesse programa. As redações melhoraram e a participação mais que dobrou. Quando começamos no ano passado, tínhamos em média 17% de redações nulas, hoje são apenas 3%, ou seja, praticamente todas as redações são utilizadas. Temos estudantes participando de eventos nacionais, como o concurso de redação do Instituto Aipi, onde a Paraíba teve 12 mil redações inscritas. Nós tivemos três escolas premiadas e 100 estudantes com melhores notas. Isso nos alegra muito porque tivemos escolas e professores engajados. Das 100 melhores redações produzidas, 54 foram escritas por estudantes da Paraíba nesse desafio”, falou o governador, ressaltando e parabenizando o empenho de todos nesse projeto.
Ele ainda acrescentou: “Se você investe em educação e os estudantes acreditam no projeto, a gente tem um resultado positivo de imediato. Fico extremamente feliz em saber que um programa como este, apresenta seus resultados de forma definitiva e sem contestação”, concluiu João Azevêdo.
Entre março de 2020 e janeiro de 2021, nas 14 Gerências Regionais, 426 Escolas (227 integrais e 199 regulares) e 12.475 estudantes participaram do Desafio Nota Mil, totalizando 142.998 redações – sendo 81% do ensino médio e 19% do ensino fundamental. Em relação à evolução da média geral, em abril/2020 era: 407,3, já em janeiro/2021 subiu para: 781,7.
No que diz respeito ao comparativo das competências entre o 1º e 9ª mês do Desafio Nota Mil, foi notado que houve na Proposta de Intervenção um avanço de 178%; no Tema e Estrutura avanço de 105%; na Coesão Textual avanço de 83%; Argumentação: avanço de 81%; Gramática avanço de 47%.
Estudantes com melhor desempenho no Ensino Fundamental
1º Lugar: Ramoniel Sobreira dos Santos, 8º ano – E.E de Demonstração. Município: Sousa; 2º Lugar: Maria de Lourdes Macena, 9ª ano – ECI Valdemiro W. de Oliveira. Município: Santa Cruz; 3º Lugar: Emerson da Silva Nunes, 9ª ano – ECI Manoel Avelino. Município: Caldas Brandão.
Estudantes com melhor desempenho no Ensino Médio
1º Lugar: David Naamã Melo, 3ª Série Médio – E.E Matildes de Melo Buriti. Município: Pedra Lavrada; 2º Lugar: Francisco Ryan de Oliveira Araújo, 2ª Série Médio – ECIT Nobel Vita. Município: Coremas; 3º Lugar: Roberto Ferreira de Lima, 3ª Série Médio – ECIT Alfredo Pessoa de Lima. Município: Solânea.