João e Padilha anunciam habilitação do Complexo Hospitalar Janduhy Carneiro - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

João e Padilha anunciam habilitação do Complexo Hospitalar Janduhy Carneiro

O governador João Azevêdo e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram, nesta quarta-feira (5), em Patos, no Sertão paraibano, a habilitação do Complexo Hospitalar Janduhy Carneiro em alta complexidade cardiovascular e de assistência de alta complexidade em traumatologia. Na prática, os serviços que vinham sendo mantidos exclusivamente pelo Governo da Paraíba passam a contar com recursos do Ministério da Saúde a partir de agora. Na ocasião, Alexandre Padilha adiantou que, em parceria com o Governo do Estado, será instalado o serviço de ressonância magnética, abrangendo ainda mais o atendimento à população de Patos e região.

O governador João Azevêdo destacou os esforços que o Governo fez para que o Sertão não ficasse descoberto em áreas tão importantes da medicina e agradeceu o reconhecimento do Ministério da Saúde. “Hoje é um dia extremamente importante, porque sabemos dos esforços que o Governo fez, desde 2022, quando trouxemos esses serviços para cá para que o Sertão não ficasse descoberto numa área tão crítica da medicina, e hoje esse reconhecimento por parte do Ministério para que a gente possa contar com esses recursos — isso alivia, claro, os cofres do estado”, disse.

“Sabemos que essa é a única forma, através de parcerias com o Governo Federal, que vamos conseguir avançar em todas as políticas públicas. Na saúde, a Paraíba tem sido olhada com um olhar atento do Governo, temos feito investimentos muito altos, e temos que celebrar essas conquistas que não são minhas, não são de secretários, mas do povo”, acrescentou o governador, ao citar investimentos como o acelerador linear, que vai permitir que pacientes oncológicos do Sertão façam radioterapia sem que tenham de deslocar centenas de quilômetros e o Hospital de Trauma do Sertão.

Por sua vez, o ministro Alexandre Padilha disse que o credenciamento da alta complexidade cardiovascular e traumatológica representa a consolidação desses serviços, beneficiando diretamente a população. “Um esforço muito grande da gestão do governador João Azevêdo em iniciar a hemodinâmica e também da parte traumatológica, uma ação importante e que salva vidas. Mas o Governo estava fazendo por conta própria, e a partir de hoje o Ministério da Saúde faz o credenciamento desses dois serviços. Com isso, serão R$ 2,6 milhões para a parte oncológica e mais R$ 1,3 milhão para a parte ortopédica, consolidando esses serviços e beneficiando a população. Aqui está sendo instalada a radioterapia e, a pedido do governador, nós vamos colocar aqui também um equipamento de ressonância nuclear magnética”, adiantou.

O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, também destacou a importância da ressonância magnética. “Com esse anúncio, vamos romper essa barreira de que exame de ressonância magnética só se faz em Campina ou em João Pessoa. A partir do ano que vem, vamos fazer aqui em Patos — a obra para receber essa ressonância já começa nos próximos dias, que vem se somar ao acelerador linear e ao pet scan”, comentou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, classificou os anúncios feitos para a saúde de Patos e região como um dia histórico. “Hoje é um dia histórico porque sabemos o que a saúde do Sertão viveu nos últimos anos e como ela está hoje. Nós aqui de Patos, nós aqui do Sertão, acompanhamos o quanto a população daqui e de toda a região sofreu para ter acesso ao mínimo da saúde. E hoje é uma alegria chegar aqui e ver uma placa comemorando as 200 mil cirurgias do Opera Paraíba — isso prova também que as pessoas esperavam anos para ter acesso a uma cirurgia. Hoje temos a homologação do serviço de hemodinâmica, que já realizou mais de 7,5 mil procedimentos e, a partir de agora, o Governo Federal vai ajudar no financiamento”, disse, observando que a entrega do Hospital de Trauma fará com que o serviço de ortopedia seja prestado num espaço ainda mais adequado.

A deputada estadual Francisca Motta evidenciou o quanto a saúde do Sertão tem avançado. “Estou há muito tempo nessa luta da saúde e vejo o quanto a saúde do Sertão tem avançado. Hoje ir para João Pessoa em busca de atendimento é uma exceção; antes era a regra”, contou.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, também destacou a importância das ações em Patos. “Um dia muito importante com a visita do ministro Alexandre Padilha, do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do governador João Azevêdo com esses anúncios importantes para a saúde de Patos e toda essa região”, disse.

Logo depois, o ministro da Saúde, governador João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro visitaram as obras do Hospital de Trauma do Sertão.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + dezessete =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

A deputada estadual Doutora Paula (Progressistas) participou de uma reunião técnica para tratar do aprimoramento da Lei nº 13.235/2024, que trata da fabricação, comercialização,...

Política

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Moraes justificou...

Política

O governador João Azevêdo inaugura, nesta terça-feira (5), às 15h, o Hospital da Mulher Dona Creuza Pires, localizado no bairro de Cruz das Armas,...

Política

A Prefeitura de Princesa, por meio das Secretarias de Assistência Social, Saúde e da Mulher e da Diversidade Humana, realizou na sexta-feira, 1º de...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.