Leis de Camila Toscano ajudam no diagnóstico e acolhimento de mulheres com câncer de mama - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Leis de Camila Toscano ajudam no diagnóstico e acolhimento de mulheres com câncer de mama

No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais frequente entre mulheres quando se excluem as neoplasias de pele não melanoma. A doença figura entre as principais causas de morte por câncer no universo feminino. Nesta quarta-feira (4), Dia Mundial do Câncer, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) destacou iniciativas legislativas que vêm reforçando a atenção à saúde das paraibanas.

Uma delas, segundo a parlamentar, é a Lei nº 13.174/2024, que instituiu a Campanha Estadual de Apoio e Assistência à Mulher que Retirou a Mama, garantindo suporte emocional e social para quem passou pela mastectomia. “Um passo importante para a reintegração e o bem-estar das pacientes após cirurgias”, disse.

Camila ainda lembrou da Lei nº 13.118/2024, que criou a Campanha Estadual de Acompanhamento Eficiente e Humanizado a Pacientes com Câncer de Mama, assegurando que as mulheres tenham acesso a um atendimento digno, contínuo e sensível durante todo o tratamento.

Conforme Camila, as leis representam um avanço na promoção de políticas públicas que vão além do tratamento clínico, incorporando aspectos de apoio psicossocial e humanização da atenção à saúde.

“Quando descoberto no início, as chances de cura chegam a 95%. Por isso, é fundamental que as mulheres façam o autoexame, realizem consultas periódicas com seus médicos e, após os 40 anos, sigam a recomendação de realizar a mamografia regularmente. Não basta tratar: precisamos acolher, orientar e garantir que cada paciente tenha acesso ao cuidado que merece.”

Para a deputada, o aumento no número de casos registrado nos últimos anos reforça a necessidade de campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa, e de datas como o Dia Mundial do Câncer para mobilizar a sociedade e ampliar o acesso a exames como a mamografia.

“Embora o SUS realize milhões de mamografias todos os anos, ainda existem desafios relacionados à cobertura e ao acesso ao diagnóstico em diversas regiões”, afirmou Camila.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 20 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (3), da Sessão Solene de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de 2026, realizada de forma remota....

Política

Fevereiro chegou e, em todo o Brasil, milhões de trabalhadores terão, além do Carnaval, um motivo a mais para celebrar. A partir deste mês,...

Política

O governador João Azevêdo recebeu, na noite desta segunda-feira (2), na Granja Santana, os representantes dos professores, funcionários da Educação e técnicos administrativos do...

Política

Prefeitos, prefeitas, secretários e servidores municipais participaram, nesta segunda-feira (2), da abertura do Conexão CNM, realizado na Paraíba por meio da Federação das Associações...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.