O prefeito diplomado de Sapé, Major Sidnei (Podemos), e a futura primeira-dama Denise Ribeiro visitaram o Projeto Sapeca assistido pelo Poder Judiciário do Estado da Paraíba por meio da Vara da Infância e Juventude da Comarca local, que atende 72 crianças em situação de vulnerabilidade social. Durante a visita, o prefeito garantiu uma maior participação do Poder Executivo municipal nas promoções, realizações e ações desenvolvidas pelo projeto na cidade.
“Essa é uma das iniciativas mais bem sucedidas no campo da atenção de crianças em situação de vulnerabilidade social que eu conheço. Fico feliz em poder participar desse Natal do projeto que garante a esses pequenos a possibilidade de enxergar a vida com mais oportunidades e perspectivas. Nossa presença é uma demonstração do nosso compromisso em estreitar relações da nova gestão municipal com o projeto”, destacou o Major Sidnei.
Na ocasião, o casal acompanhado pela juíza Andréa da Costa Dantas Botto Targino e pela coordenadora do Projeto Sapeca, Maria do Patrocínio Cananéa, foi convidado a apadrinhar uma criança durante as festas de final de ano.
De acordo com Denise Ribeiro, é preciso um olhar mais atento para o projeto que atende e garante às crianças uma perspectiva de futuro diferente. “Observamos que o Poder Público precisa estar próximo, ajudando e garantindo um futuro melhor para as crianças de Sapé. O projeto precisa de um olhar mais atento e terá isso da futura gestão”, observou.
Projeto Sapeca
Criado pelo Judiciário Estadual em 2009, o Projeto Sapeca é mantido com recursos de transações penais da Vara do Juizado Especial Criminal de Sapé. Os profissionais que orientam as crianças e adolescentes são cedidos pelos três municípios conveniados e que são Termos da Comarca: Sapé, Riachão do Poço e Sobrado.
O projeto Sapeca trabalha com crianças de seis a 12 anos, que participam de oficinas de higiene e saúde, de cidadania, onde podem conhecer os seus direitos e deveres, como determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Hoje o projeto atende 72 crianças no município de Sapé que vivem em situação de vulnerabilidade social.