A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), lançou oficialmente o Autentica OAB, uma plataforma inovadora que permite aos advogados autenticarem documentos digitais com validade jurídica, dispensando a necessidade de deslocamento a cartórios físicos.
A ferramenta é voltada para profissionais da advocacia, empresas e escritórios que desejam agilizar e digitalizar o processo de autenticação de documentos que serão utilizados em licitações, processos administrativos, procedimentos na junta comercial, entre outras demandas jurídicas.
O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destaca que o lançamento do Autentica OAB representa mais um passo na modernização da advocacia paraibana. “Estamos oferecendo aos advogados uma ferramenta segura, moderna e alinhada com os avanços tecnológicos do mundo jurídico. Com ela, ganhamos tempo, reduzimos custos e desburocratizamos a rotina dos escritórios e profissionais da área”, observou.
O presidente explicou que a autenticação feita por advogados possui validade legal conforme previsto no artigo 425, inciso IV, do Código de Processo Civil (CPC), que reconhece como documento particular a cópia de documento público ou particular apresentada por advogado com declaração de autenticidade. “Com a nova plataforma, esse processo torna-se ainda mais simples, seguro e eficiente”, disse.
Como funciona o Autentica OAB
Ao utilizar o sistema, o advogado realiza a autenticação digital do documento apenas uma única vez. Após isso, o arquivo é armazenado em nuvem segura e pode ser acessado ou compartilhado sempre que necessário. O documento autenticado poderá ser apresentado em licitações públicas, processos judiciais e administrativos, entre outros, com plena validade jurídica.
Benefícios da plataforma:
Validade jurídica garantida
Eliminação da necessidade de cartório
Agilidade e praticidade no processo
Armazenamento seguro em nuvem
Acesso remoto a qualquer momento
Acesso à plataforma
A plataforma já está disponível no endereço: https://autentica.oabpb.org.br
