A advogada paraibana Francisca Leite foi nomeada vice-presidente da Comissão Nacional da Igualdade Racial do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Recebi com humildade e muita honra a função que me foi confiada pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, que me indicou e se empenhou para eu assumir a função de vice-presidente Nacional da Comissão da Igualdade do CFOAB, indicação chancelada pelo presidente Nacional Beto Simonetti”, destacou a advogada.
Franisca Leite acrescenta que a nova função aumenta ainda mais sua responsabilidade com a causa da igualdade e do combate ao racismo. “É um espaço de dimensão destacada, ocupá-lo aumenta imensuravelmente a minha responsabilidade junto a gestão, a Advocacia Negra e a sociedade. Como tudo que eu faço, me dedico, e nesse caso não vai ser diferente. Como mulher negra, ocupar um espaço no cenário Nacional no Sistema OAB consolida a certeza que valeu a pena a minha atuação na minha instituição”, afirmou.
A advogada, que além de Negra é sertaneja da cidade de Sousa, também elogiou o presidente da OAB-PB, Harrison Targino, pela defesa, nas suas gestões, da pauta racial.
“Não consigo encontrar palavras para agradecer ao Presidente Harrison Targino, que, com o olhar sempre direcionado para a diversidade, nesse caso específico para a Advocacia Negra, colocando uma advogada preta para ocupar um espaço de visibilidade. É uma demonstração da valorização do nosso trabalho, significa para mim um presente no mês das Pretas, data que se comemora no dia 25 de julho”, enfatizou.
“Ao Presidente Harrison Targino, meu respeito e admiração. Reconheço a sua sensibilidade e envolvimento notório com a pauta racial, lutando ao longo do tempo conosco, para o enfrentamento e o combate ao Racismo e a Discriminação Racial. Agradeço também ao Presidente Beto Simonetti pela validação da minha indicação”, acrescentou a advogada.
