O paraibano, presidente nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfóra, foi um dos destaques na cerimônia do Prêmio Nacional Justiça em Foco 2025, entregue na noite desta terça-feira (16), em Brasília. A Abracrim recebeu o prêmio pela atuação em defesa da advocacia criminal brasileira. O evento, que integra as comemorações pelos 20 anos do Portal Justiça em Foco, reuniu algumas das principais lideranças do meio jurídico, político e institucional do país.
O reconhecimento nacional destaca a atuação da Abracrim na defesa intransigente da advocacia criminal, das prerrogativas profissionais e do fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Sob a liderança de Sheyner Asfóra, a entidade tem se consolidado como uma das principais vozes institucionais da advocacia criminal brasileira, com presença ativa em debates legislativos, judiciais e sociais de relevância nacional.
Para Sheyner, a homenagem simboliza o resultado de um trabalho coletivo e contínuo desenvolvido em todo o país. “Esse prêmio reflete a união e o comprometimento das diretorias nacionais e estaduais, bem como a dedicação das associadas e associados, que fortalecem diariamente a representatividade da advocacia criminal organizada. As ações institucionais da entidade, especialmente na proteção das prerrogativas profissionais e na contribuição para o aprimoramento da Justiça Criminal, foram decisivas para alcançar esse reconhecimento”, disse.
A edição de 2025 do Prêmio Nacional Justiça em Foco homenageou personalidades, entidades e instituições que se destacaram ao longo do ano em diferentes áreas do Direito e da vida pública. A principal honraria da noite, o Troféu Deusa da Justiça, foi concedida ao ex-presidente José Sarney e à advogada Maria José Gomes de Souza, pioneira formada pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1950.
Além da Abracrim, também foram reconhecidas entidades como a FENIA, a ANOREG/BR, sindicatos e instituições representativas dos setores público, profissional e social. A lista de homenageados inclui ainda ministros, magistrados, defensores públicos, parlamentares, jornalistas, profissionais da tecnologia e escritórios de advocacia de diversas especialidades.
A premiação ocorreu durante o Mês da Advocacia Criminal, celebrado em dezembro, período marcado por mobilizações institucionais, ações comemorativas e ampla participação das diretorias estaduais e nacional da Abracrim. O Dia da Advocacia Criminal, recentemente celebrado, também impulsionou a visibilidade da categoria nas redes sociais e fortaleceu o sentimento de união da classe em todo o Brasil.
















