O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) alerta que os tutores devem ter cuidado e não oferecer o alimento, mas caso o animal faça a ingestão de chocolate é importante procurar um médico-veterinário.
“O chocolate tem uma substância que é extremamente tóxica para pets: a teobromina. Em caso de ingestão do alimento pelo animal, há riscos de sérios problemas de saúde que podem evoluir para a morte do pet. Diferente do humano, o animal não consegue metabolizar a substância”, explicou o médico-veterinário Altamir Costa, conselheiro do CRMV-PB.
A ingestão de chocolate, segundo destacou o profissional, pode acarretar uma série de sintomas, como vômitos, diarreia, tremores, aumento da frequência cardíaca, convulsões e, em casos graves, morte. Já a quantidade de chocolate que pode ser tóxica para um animal varia de acordo com seu tamanho e peso.
“Se o seu pet consumir chocolate ou apresentar algum sintoma de intoxicação, leve ao veterinário com urgência. Não medique ou faça qualquer procedimento caseiro, pois isso pode complicar ainda mais o estado de saúde do animal”, alertou Altamir Costa.