O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) visitou, nesta segunda-feira (28), o Lar da Providência Carneiro da Cunha e o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, ambos em João Pessoa. O parlamentar pôde conhecer melhor as duas instituições, ouvir as demandas, compreendeu as necessidades de ambas e assegurou a destinação de emenda parlamentar para auxiliar no desenvolvimento das atividades desenvolvidas com as pessoas que são assistidas pelas duas instituições.
“Nosso papel é contribuir para construção de um país mais justo e igualitário e isso passa, pelo investimento na educação, como sempre costumo falar. Mas, passa também pelo cuidado e sensibilidade em conhecer a realidade do outro. Foi isso que fizemos hoje, visitamos o Lar da Providência e no Instituto de Cegos para compreender melhor as respectivas necessidades e, a partir disso, atuar de modo a favorecer a população que é assistida pelas instituições e durante a conversa me comprometi com a destinação de emendas parlamentares”, destacou Pedro.
No Lar da Providência Carneiro da Cunha, instituição que é reconhecida pela sociedade paraibana com uma das melhores instituições de longa permanência para idosos, além de manter o desenvolvimento de atividades biopsicossocial e espiritual dos idosos assistidos. A visita foi conduzida pela diretora da instituição, a Irmã Maria do Rosário dos Reis Silva.
Já no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC), a visita foi conduzida pela diretoria da instituição e acompanhada do Conselheiro Tutelar licenciado, Jair Soares. O Instituto iniciou as atividades em 15 de maio de 1944. Atualmente oferece atendimento a cegos e pessoas com baixa visão de todas as idades, desde recém-nascidos, até idosos. Aos bebês são oferecidos serviços de estimulação visual, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, de acordo com as necessidades individuais. Para crianças e adultos continua a ser oferecido o atendimento educacional especializado (AEE) do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para os idosos, o ICPAC representa um espaço de desenvolvimento, convívio e integração social.