Polo industrial de Mineração de Soledade ganha destaque nacional no ‘Valor Econômico’ - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Polo industrial de Mineração de Soledade ganha destaque nacional no ‘Valor Econômico’

A chegada do Polo industrial de Mineração no município de Soledade ganhou destaque nacional. Na edição divulgada nesta sexta-feira (26), a revista Valor Econômico setorial Mineração abordou a localização estratégica da cidade, que está próxima dos locais que produzem cerca de 90% da bentonita utilizada em todo o País.

“Encravada no centro de toda essa riqueza, Soledade se prepara para ser sede de um pólo industrial no setor de mineração. O desafio é atrair empresas que se utilizam do minério beneficiado como fonte principal de matéria prima e que vão encontrar no município o cenário ideal para abrigar suas operações: estrutura adequada e ponto de convergência entre os municípios produtores da matéria-prima”, diz trecho da matéria.

A revista ainda detalha o potencial gastronômico da cidade, que é parada obrigatória de quem viaja pelo interior da Paraíba. “É ali o ponto certo para o almoço, jantar ou para tomar o cafezinho com tapioca ou pamonha e continuar seguindo a viagem. Em Soledade, o “passante” também encontra o melhor queijo de coalho da região, que junto com o doce de leite, vira suvenir regional para levar de lembrança do trajeto”, conta o texto.

O prefeito do município, Geraldo Moura Ramos, comemorou que o projeto tem ganhado visibilidade e atribui o destaque que tem recebido à credibilidade do polo, que, conforme ele detalha, tem tudo para dar certo. “Temos uma ótima localização, uma estrutura mais que satisfatória e o apoio dos órgãos que são necessários para que Soledade se torne de fato uma grande indústria de mineração”, apontou.

Localização

A escolha de Soledade para abrigar a estrutura se deu em razão da sua localização estratégica, além de polarizar municípios produtores de minérios, é cortada por vias que facilitam o escoamento da produção. A cidade tem em sua extensão trechos da BR-230, PB-177 e PB-176 e se aproxima da BR-412 da PB-157, PB-121, PB-115 e outras rodovias estaduais que levam, de forma rápida, a municípios como a capital do estado, João Pessoa, e a Campina Grande, que fica a 54 km de distância.

Minérios

A Paraíba toda é rica em minerais para construção civil e argila para cerâmica vermelha. Na região do Seridó, é possível encontrar albita, berilo (industrial e gema), calcário dolomítico, caulim, columbita, feldspato, granada, mica, quartzito, quartzo branco, quartzo fumê, quartzo róseo, quartzo roxo, quartzo transparente, tantalita, turmalina, cassiterita, scheelita, cobre, ouro, ferro, espodumênio, ambligonita, filito, apatita, fluorita, sienito cerâmico, calcedônias, vermiculita.

Valor Econômico Setorial

A revista pertence ao Grupo O Globo e aborda economia, finanças e negócios brasileiros. Nesta edição especial sobre a área de mineração, ela trouxe toda a cadeia de negócios, a evolução e tendências do mercado.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas) participou do evento “Propriedade Intelectual: Uma Agenda para o Brasil”, organizado pela Amcham Brasil em Brasília, com a...

Política

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) publicou o Edital nº 08/2025, que abre inscrições para a formação da lista tríplice destinada ao preenchimento...

Política

O governador João Azevêdo e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregam, nesta sexta-feira (5), novas viaturas para o Corpo de...

Política

A Prefeitura de João Pessoa realiza, desde 2021, um amplo processo de modernização e ampliação dos serviços na Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.