Prefeitura de Soledade busca parcerias com a UFPB para consolidação do Polo Industrial de Mineração - André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

Prefeitura de Soledade busca parcerias com a UFPB para consolidação do Polo Industrial de Mineração

Com o objetivo de garantir parcerias com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobretudo nas áreas das tecnologias, para a consolidação do Polo Industrial de Mineração, o prefeito de Soledade, Geraldo Moura, participou nesta sexta-feira (17), em João Pessoa, do Encontro “UFPB e o desenvolvimento paraibano: Ações integradas com municípios”, evento inédito promovido pela instituição, direcionado aos 223 prefeitos paraibanos. O gestor destacou que a parceria vai contribuir com o crescimento do município.

“A universidade seria um parceiro importantíssimo nesse quesito da consolidação do Polo Industrial de Mineração nas áreas dos estudos científicos e tecnológicos para que com planejamento possamos agilizar esse processo. Será uma parceria de sucesso, assim como a que teremos com a Fiep também na área de capacitação de mão de obra”, destacou o prefeito Geraldo Moura.

O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, colocou a UFPB a disposição do município para fortalecer o projeto de instalação Polo Industrial de Mineração em Soledade. “Estamos aqui colocando a Universidade a disposição dos prefeitos paraibanos para que possamos contribuir com o desenvolvimento de cada um deles, observando suas potencialidades, assim como em Soledade com o Polo Industrial. Estaremos juntos nesse projeto que só fortalece a população”, afirmou.

Evento

O evento “UFPB e o desenvolvimento paraibano: Ações integradas com municípios”, teve como objetivo demonstrar as potencialidades da UFPB no apoio a possíveis demandas ou necessidades dos municípios, também dialogando possibilidades de firmar convênios e parcerias entre as partes envolvidas para análise de solos, com o intuito de estimular e ampliar a produção agrícola.

Na programação, foram apresentadas pela UFPB propostas de potencialização do turismo, alternativas energéticas para o homem do campo, educação à distância, fortalecimento dos arranjos produtivos e caminhos para a internacionalização.

Polo Industrial

O município de Soledade, situado a 178 km da Capital João Pessoa, está no centro de oito municípios que são grandes produtores de minério no Nordeste. Apenas das regiões do Cariri, Curimataú e Seridó da Paraíba saem 90% do minério Bentonita utilizados pelas fábricas de todo o Brasil. Além disso, nas regiões é possível encontrar diversos tipos de minerais para construção civil e argila para cerâmica vermelha.

A cidade vem desenvolvendo projeto para ser sede do polo industrial no setor de mineração na região, cujo objetivo é atrair empresas que atuam na manufatura de minérios, a exemplo de fabricantes de louças e de tintas, e que vão encontrar no local o cenário ideal para abrigar suas operações: estrutura adequada e o ponto de convergência entre os municípios produtores da matéria-prima.

O complexo industrial será construído com terreno cedido pela prefeitura às margens da BR-230 e vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região, gerando milhares de empregos e movimentando a economia do estado.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − doze =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

O governador João Azevêdo recebeu, nesta sexta-feira (12), na Granja Santana, em João Pessoa, a visita do cônsul-geral do Japão no Recife, Masami Ohno,...

Política

A deputada estadual Doutora Paula (PP) cobrou, durante sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba, explicações urgentes sobre a situação do Açude de Boqueirão, após...

Política

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, inaugurou, nessa quinta-feira (11), três novos polos regionais do Programa de Manutenção do Rebanho Paraibano, localizados em Sousa,...

Política

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (11), condenar Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses no julgamento da trama...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.