O compromisso e as ações de incentivo do deputado federal Ruy Carneiro ao desenvolvimento do cinema e da cultura paraibana foram destacados pelo coordenador e produtor executivo do Fest Aruanda, Lúcio Vilar. A 19ª edição do evento mais uma vez contou com recursos destinados pelo parlamentar e está sendo realizada em João Pessoa, com a exibição gratuita de produções paraibanas, nacionais e internacionais.
Em 2024, a programação está reunindo filmes da China, União Europeia e norte-americanos, conquista alcançada com o apoio de Ruy, revelou Lúcio Vilar.
“Quem nos ajudou nisso foi o deputado Ruy Carneiro, abrindo o leque das possibilidades dentro de sua agenda parlamentar. É muito importante essa iniciativa do deputado e que tem continuidade. Ele sentiu a importância e a validade dessa contribuição”, destacou o coordenador e produtor executivo.
Lúcio revelou que o sucesso da parceria, idealizada ao longo dos últimos anos, já foi confirmado para à próxima edição. “Já foi anunciada uma emenda no valor de R$ 150 mil para o Aruanda 2025. Ruy sentiu como o recurso alocado foi importante para a realização. Ele veio ao festival e conheceu de perto a dimensão do evento”, complementou.
O crescimento do audiovisual pessoense e paraibano foi destacado pelo deputado, que ainda ressaltou o fortalecimento da iniciativa para a cadeia produtiva da cultura junto a atores, diretores, produtores e demais profissionais do segmento.
“Feliz em contribuir com recursos para mais uma edição do Fest Aruanda. O evento fortalece o audiovisual do nosso estado e o impulsiona no cenário internacional. Esse trabalho eleva a visibilidade dos profissionais paraibanos que atuam diretamente nas produções. São mais de 74 filmes, entre curtas e longas. Eles são exibidos gratuitamente e ainda oferecem o acesso a sétima arte para muitas pessoas que não possuem oportunidade de frequentar os cinemas”, celebrou Ruy.
O 19º Fest Aruanda está sendo realizado no Manaíra Shopping de 05 à 11 de dezembro, com entrada gratuita. Esse ano, o evento homenageou o cineasta paraibano Vladimir Carvalho, as atrizes Suzy Lopes, Lucy Alves e o estudioso da sétima arte, Ivan Cineminha. O festival também conta com mostras competitivas, mesas de diálogos, lançamentos literários e outras atividades culturais.