Necrotomistas, médicos legistas e peritos odontos participaram nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23, do curso de dissecção anatômica de cavidades aplicada à rotina de necropsia promovido pela Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol). As aulas práticas, que contaram com a participação de integrantes da Associação de Técnicos em Perícia e Necrotomistas da Polícia Civil da Paraíba (Atenepol), foram realizadas na sede do Instituto de Polícia Científica (IPC) em João Pessoa.
A finalidade da capacitação, ministrada pelo professor aposentado de Anatomia Humana na Universidade Federal da Paraíba, Eulampio Jose da Silva Neto, foi dotar, nesse primeiro momento, os participantes de técnicas voltadas a questões relacionadas a cavidade facial e craniana e ao pescoço, minimizando os riscos biológicos e garantindo um trabalho cada vez mais especializado.
Segundo a vice-presidente da Atenepol, Germana Honório, a dissecção detalhada das cavidades corporais permite uma compreensão mais profunda da localização e relação dos órgãos. “Esse curso promovido pela Acadepol, que tem à frente a Doutora Maísa, é importante para que os profissionais desenvolvam habilidades como identificação e dissecação de estruturas anatômicas, além de técnicas de necropsia”, destacou, agradecendo as participações dos necrotomistas Antônio Formiga e Acileiudo.
