15,7% da população idosa sofre alguma violência; Jutay defende construção de políticas de proteção – André Gomes
Siga nas redes sociais

Política

15,7% da população idosa sofre alguma violência; Jutay defende construção de políticas de proteção

Os crescentes números de maus-tratos contra os idosos tem sido algo preocupante. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que pelo menos 15,7% da população idosa está submetida a algum tipo de violência. Ou seja, um em cada seis idosos sofre violência em todo o mundo.

Nesta quinta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), destaca a importância da denúncia como forma de garantir um posicionamento mais firme por parte do poder público na construção de políticas públicas capazes de garantir a segurança dos idosos.

“Muitas vezes o idoso não sabe que o que está sofrendo são maus-tratos e, quando sabe, tem medo de denunciar. Por isso, é importante alertar o idoso sobre os tipos de crimes e formas de denunciar. O Disque 100 vem revelando que aumentou o número de agressões dos netos contra os avós. Por isso é importante denunciar para que sejam formuladas políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos”, destacou o deputado.

Jutay lembra que a violência contra o idoso é crime previsto em lei, Constituição Federal, Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) e Código Penal. Segundo ele, a lei estabelece ainda que deixar de prestar assistência ao idoso é crime de omissão de socorro: “Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento”.

Ainda de acordo com dados da OMS, são muitos os casos de violência onde a mulher idosa é a mais atingida, sendo muitas dessas situações não relatadas ou denunciadas, principalmente pelo medo de retaliação.

Conscientização

O objetivo do Junho Violeta, mundialmente reconhecido, é o de dar visibilidade, conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. O idoso pode sofrer violência de vários tipos: física, psicológica, doméstica, negligência e abandono, institucional, abuso financeiro, patrimonial, sexual ou até discriminação. Precisamos aprender a lidar com estas violações e agir com mais vigor nas punições destes crimes.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 10 =

Publicidade
Publicidade

Notícias relacionadas

Política

Investimento em saúde pública também é uma das principais prioridades do deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas), que garantiu quase R$ 1,5 milhão para investir...

Política

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou, na manhã desta quinta-feira (30), a antecipação do pagamento da folha de dezembro de todos os...

Política

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu nesta quinta-feira (30), por unanimidade, a Justiça Eleitoral como órgão competente para julgar a denúncia da Operação Calvário,...

Política

O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra (PSB), se reuniu, nesta quarta-feira (29), em Brasília, com a deputada federal Tabata Amaral (PSB/SP), o...

Copyright © 2023 Feito com JS Dev.