De acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), a doença celíaca atinge cerca de dois milhões de brasileiros, sendo que 80% não têm o diagnóstico conhecido e 70% só têm conhecimento após os 20 anos de idade. Trata-se de uma enfermidade autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio, e seus derivados. Causa dor e desconforto e provoca dificuldade ao organismo para absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.
Na Paraíba, tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei 1675/2024 que Cria a Semana Estadual de Conscientização sobre a Doença Celíaca. A matéria é de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) e tem o objetivo de levar informações e ajudar no diagnóstico precoce da doença.
A Semana Estadual será realizada anualmente na terceira semana do mês de maio. São objetivos da iniciativa: estimular ações educativas de informação e conscientização e realizar debates e outras atividades que divulguem as políticas públicas e ações de cuidado integral às pessoas portadoras da doença.
“O projeto também tem a missão de divulgar entidades e empresas com histórico reconhecido de boas práticas no atendimento das necessidades das pessoas portadoras de doença celíaca, além de estimular ações desenvolvidas pela sociedade civil no diagnóstico, tratamento e convivência com a doença celíaca”, explicou Jutay.
Saiba mais
A doença celíaca é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, proteína presente no trigo, centeio, aveia, cevada, malte e nos cereais, amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas e cosméticos. Ela possui como única forma de tratamento o controle rigoroso da ingestão alimentar, com a exclusão do glúten da dieta.