Os desvios da normalidade do crescimento representam aproximadamente 90% das queixas feitas por pais em relação ao desenvolvimento de crianças, segundo dados de pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (USP). Na Paraíba, a Lei 11.240/2018, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), institui a Semana Estadual de Conscientização do Distúrbio do Crescimento.
Segundo Jutay, o objetivo da Lei é promover e incentivar a formação de consciência pública voltadas para os interesses das crianças e dos adolescentes, prestar atendimento e orientação aos pais e estimular ações públicas sobre o tema.
“Os distúrbios do crescimento passam muitas vezes despercebidos na infância, ficando mais evidente apenas na adolescência. O problema é que o diagnóstico tardio põe em risco a eficiência do tratamento. Por isso, apresentamos esse projeto de lei, para que o assunto possa ser discutido na sociedade, contribuindo com o diagnóstico e com a melhoria na qualidade de vida e saúde das pessoas que são acometidas com esses distúrbios”, destacou o deputado.
O atraso ou aceleração do crescimento são considerados patológicos quando são provocados por síndromes genéticas, distúrbios hormonais ou doenças crônicas, que as pessoas adquirem, geralmente no decorrer da infância. “A proposta foi projetada para promover a orientação do direito de nossas crianças e adolescentes a um tratamento digno, inclusive com a entrega de medicamentos adequados e suficientes, promover orientação aos pais nas unidades de saúde sobre o manuseio e armazenamento da medicação, bem como a forma correta de aplicação no paciente”, explicou Jutay, esclarecendo que na maioria dos casos o tratamento é injetável.
A Lei prevê que a Semana Estadual de Conscientização do Distúrbio do Crescimento acontece anualmente na primeira semana do mês de outubro, dentro do Calendário Oficial do Estado da Paraíba.