Os deputados estaduais aprovaram, nesta quinta-feira (21), pedido de informação (483/2020), de autoria do deputado Eduardo Carneiro (PRTB), encaminhado ao governador do Estado da Paraíba, bem como, ao Gabinete Gerenciador da Crise da Covid-19, para que no prazo legal, preste informações e apresente um Plano de Retomada Econômica, como forma de diminuir os impactos ocasionados pelo coronavírus. Também foram aprovados requerimentos que solicitam abertura de linhas de crédito especial.
Eduardo afirmou que existe uma falta total de planejamento do Governo do Estado. De acordo com ele, o isolamento é necessário, mas é preciso trazer dados e mostrar que o retorno da economia vem sendo pensado e que existe um plano para que as empresas não fechem as portas e que as pessoas fiquem sem seus empregos.
“Vivemos um momento atípico, que nos força a ficar em casa, mas abre as portas para a configuração de uma crise econômica sem precedentes. Estamos diante de um cenário que empobrecerá ainda mais uma população que já é pobre e que ampliará o número de desempregados em todo o País. Não podemos fechar os olhos para os impactos avassaladores que o isolamento total da população poderá causar para a economia do nosso Estado, que conta com uma grande parcela de trabalhadores informais, comerciantes, empresários e empreendedores”, destacou Eduardo.
Na sessão, os parlamentares aprovaram ainda outros requerimentos apresentados pelo deputado Eduardo Carneiro a exemplo do que solicita ao governador do Estado e a Secretaria de Finanças da Paraíba a abertura de linha de crédito do Empreender-PB para os motoristas de transporte escolar durante a pandemia.
Na mesma linha, o deputado solicitou a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através do Banco Cidadão, e de seu Secretário Executivo, Sebastião Flavio de Araujo, que disponibilize linhas de crédito especiais para os feirantes da Capital, com a finalidade de conter os impactos na economia ocasionados pelo coronavírus. Também foi aprovado um pedido ao prefeito Luciano Cartaxo, para que apresente auxílio emergencial para suprir as necessidades dos comerciantes, devido ao fechamento das feiras e mercados.
Hospital para o Brejo – Ainda foi aprovado o requerimento 8.997/2020 em que Eduardo Carneiro pede ao governador João Azevêdo (Cidadania) a construção de um hospital de campanha para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, na região do Brejo paraibano.